MALANJE

Faz uma semana que reunimos todas as comunidades na aldeia da Cazeta 2 para inaugurar a capela dedicada a Nossa Senhora do Pilar, possivelmente a primeira em Angola. O próprio pároco perguntou de onde vinha esta invocação... e as pessoas diziam-lhe que de Saragoça, é a Padroeira do Padre Rafael. Há dez anos, quando se decidiu dedicar esta capela a um Patrono, o catequista Adão disse que a sua capela seria dedicada à Pilarica, como lhe chama o Padre Rafael. Com esta era a terceira vez que tentaram construí-la e desta vez a Virgem os ajudou.

Afinal o Governo decidiu que as aulas começariam a 4 de Outubro. Primeiro serão os do segundo Ciclo e as Universidades, depois a primária no fim do mês. A maior parte das escolas públicas não vai conseguir implementar as medidas de biossegurança, entre outras coisas porque em muitos lugares nem água têm, mas como são públicas, abrirão. No caso das comparticipadas ou privadas, serão inspeccionadas para ver se cumprem, em caso contrário serão fechadas. Normalmente o ano lectivo vai de Março a Dezembro, este ano será de Outubro até Março. Nós já estamos a levantar as paredes do muro para vedar a escola e a preparar os sanitários. A verdade é que se a Covid entra com a mesma força que em outros lugares do mundo, isto vai ser mais um drama na história deste Povo.

Aqui, a maior preocupação não é a Covid, mas sim a chuva, pois dará oportunidade à plantação da mandioca, milho, amendoim, batata doce... e graças a Deus que foi assim neste 29 de Setembro nos deu uma tarde de chuva e amanhã podemos começar a abrir os primeiros regos para cultivar.

Há dias, veio um senhor com uma bebé totalmente desnutrida dizendo que era uma filha sua que teve com uma mulher numa aldeia. A mãe da bebé acabou por morrer e ele foi buscá-la. Pedia uma ajuda para poder levá-la ao hospital e cuidar dela. Depois de darmos uma papinha à bebé, acompanhamos o senhor ao hospital, em vez de lhe darmos dinheiro. Mais tarde descobrimos que era tudo uma mentira para conseguir dinheiro. Era tudo mentira menos a bebé desnutrida. Infelizmente temos situações destas que fazem com que nos façam sentir um aperto no coração.

Padre Rafael