MALANJE
Hoje, levantamo-nos com a triste notícia do falecimento de Dom Óscar Braga, Bispo Emérito de Benguela, natural de Malanje. Nascido em 1931, ordenado Sacerdote em 1964, Bispo em 1974, partiu para a Casa do Pai aos 87 anos de idade. Reconhecido como um dos Bispos que ordenou o maior número de padres em Angola, com mais de 300 padres desde a sua chegada à diocese de Benguela, em 1975. Ele sempre demonstrou um carinho especial pelas Casas de Gaiato, em Benguela e Malanje.
***
Angola passou do estado de emergência para o estado de calamidade. Desta maneira, pouco-a-pouco, uma certa normalidade será recuperada. Muitos serviços públicos serão reabertos, assim como praticamente todo o sector privado. O início dos trabalhos da Assembleia da República está previsto para o próximo mês. Não será realmente fácil combinar esta realidade da Covid-19 com o ambiente de pobreza deste País - e do resto da África.
Em nossa Casa do Gaiato de Malanje, continuamos confinados e os trabalhadores concentram todos os trabalhos na Carianga, apenas a carpintaria está aberta. Os Rapazes continuam a dedicar as manhãs ao trabalho e as tardes ao estudar. Todas as semanas os chefes têm sua reunião, ao sábado à noite, para ver como a Casa está. À distância, acompanhamos o dia-a-dia através das redes sociais e do e-mail. Esperamos que se restabeleçam as comunicações aéreas para ver a possibilidade de regressarmos.
Durante esses dias de quarentena, recebemos algumas ajuda de bens alimentares, principalmente da Unitel e da Velha Guarda de Malanje. Todos os apoios são bem-vindos, pois estamos cientes do esforço envolvido nesses tempos, pelo que estamos imensamente gratos pelo mais pequeno dos sacrifícios, pois em nossas Casas convertem-se no maior sinal de amor.
Padre Rafael