MALANJE

Hoje começamos a desmontar o telhado da casa-Mãe. Com a ajuda da Obra da Rua em Portugal, estamos a reabilitar a nossa Aldeia. A participação dos Rapazes é indispensável, carpintaria, serralharia..., o importante é rentabilizar o máximo. No futuro, eles contarão a outros Gaiatos que a Aldeia foi reabilitada por eles. Evidentemente que há uma construtora que está à frente da execução das obras.

Também saíram os resultados do primeiro trimestre escolar. Na verdade, não foram bem os que esperávamos. Aqueles que tiraram negativas vão ter que fazer algum trabalho comunitário. De tarde, começámos com turmas de revisão para aqueles mais pequenos que ainda não sabem ler nem escrever.

Estamos à espera do segundo contentor de Setúbal, onde virá o resto dos materiais do sistema de rega. Já conseguimos montar a conduta principal e estamos a terminar o edifício onde ficará o sistema de rega e a electrobomba.

Já terminámos o segundo tanque para criar peixes para consumo e trasladamos os maiores do primeiro tanque para engorda. É um novo projecto que nos ajudará a não ter que comprar pescado congelado... - outra parte será para vender. Avozinho se encarregará de organizar a manutenção dos tanques e, com outros gaiatos, dar de comer aos peixes três vezes ao dia.

São muitas as frentes que temos em aberto e outras que ficaram em reserva. Para elas, sempre são precisos valores que nem sempre temos. O mais importante é a vontade e o desejo desta família querer lutar contra a pobreza.

Chegaram-nos notícias de que o Padre Acílio está no hospital a recuperar de uma operação ao joelho e que agora é o Padre Lacerda quem está a acompanhar a Casa do Gaiato de Setúbal. Também nos informaram que Padre Manuel António está em Portugal com problemas de saúde e o Padre Quim está sozinho em Benguela (Angola). A vida sempre nos apresenta problemas e põe em nossas mãos a oportunidade de resolvê-los. Se, sendo maus, damos coisas boas aos nossos filhos, que não fará o Pai do Céu, que é Bom...! N'Ele pomos a nossa confiança.

Padre Rafael