MALANJE

No meio de vós está Alguém que não conheceis…

Com estas palavras João Baptista anunciou Jesus, antes que este se aproximasse para ser Baptizado...

Hoje, continua a haver muita gente que não conhecemos e nos dão em cada dia uma palavra ou um gesto amigo. Quem sabe se no meio da nossa vida interior, no meio dos nossos pensamentos, sentimentos, desejos... está alguém que não conhecemos. Quem sabe se, finalmente, esse amor que mendigamos fora, está dentro... Só aquele que se adentra no infinito mistério que somos para nós mesmos, encontrará alguma resposta.

O Natal passou e o novo Ano começou em nossa Casa. Este ano sem férias, porque a comunidade, em muitos momentos, desrespeitou algumas tarefas fundamentais. O melhor, é que aproveitámos para fazer o regulamento interno, que já era necessário. Para tal, um grupo de 15 rapazes reuniram-se todos os dias, durante duas horas, todas as tardes.

Também conseguimos fazer a memória do curso com os resumos de cada rapaz que tinha uma responsabilidade e terminámos com as eleições dos Chefes. Este ano são: Yuri, Avozinho, Diogo, Lauro, Castemtem, Utxi e Nando. A verdade é que desfrutámos muito por estarmos todos em Casa.

Neste momento, a nossa grande dificuldade é o nosso camião-grua que está avariado faz 3 meses, e isso significa que a nossa maior fonte de receita está parada. A verdade é que, às vezes, torna-se muito difícil superar certas avarias ou conseguir peças. Outro problema é a alimentação dos nossos porquinhos, pois a falta de milho, provocou a morte de muitos deles.

Como sempre, a nossa maior alegria são os «Batatinhas» e os dois novatos: Manuel e Fernandito. O primeiro, vem de uma família de acolhimento, que disse não poder tê-lo; o segundo é órfão de mãe e tem pai alcoólico. Agora temos a difícil tarefa de escolher entre mais de 40 solicitações que temos este ano...

Ontem, disseram-nos que faleceu o tio Filipe, um enfermeiro muito querido por nossa Casa, pois durante a guerra ele esteve connosco na Aldeia. Há 8 anos, o Parkinson obrigou-o a retirar-se do trabalho. Tio Filipe é uma dessas pessoas que eleva o nome de Angola, pelo sua entrega e generosidade. Uma dessas pessoas que vive a sua profissão como uma vocação. Com certeza que a Missa de Corpo Presente se realizará na Casa do Gaiato.

O Amor de Deus renova-se em cada um de nós todos os anos. Não podia ser de outro modo. Confiemos que ele realmente anda por aí e cuidêmo-lo com a mesma ternura que Maria. Quem sabe se um dia ele cresce e se converte no centro da nossa vida... Feliz 2018.

Padre Rafael