MALANJE

Estamos celebrando o Natal em família... a maior parte das pessoas procura reunir-se em família. Para alguns é difícil porque perderam entes queridos, desencontros, as distâncias. Para outros, o Natal converteu-se numa festa para meninos e, estes, cada dia são menos e perde o seu encanto. E, para outros, trata-se de fazer uma ceia especial onde tudo tem um sabor a ilusão, memórias, bons propósitos. A verdade é que o Natal esconde um segredo maravilhoso num acontecimento muito simples: é o nascimento de Jesus.

O Natal é uma oportunidade para irmos retirando camadas, como se de uma cebola se tratasse, tentando chegar ao coração da mesma. Não porque as camadas que a envolvem não tenham sentido, sim porque nos daríamos conta que quando chegamos à essência das coisas, nos é mais fácil encontrá-las no todo.

No Natal somos convidados a assomarmos ao mais profundo de nós mesmo e contemplar um modo novo de nos encontrarmos com o mistério de Deus. O Todo-Poderoso aparece envolto na fragilidade de um recém-nascido. Nossa fragilidade se converte no caminho escolhido por Deus, Nossa pobreza é lugar preferencial da Sua presença. A realidade do amor de Deus se encarna no mais íntimo de cada um de nós para iniciar uma história de Salvação.

Celebremos o Natal... que apesar de tudo o que tenhamos ou não, cada ano nos recorda que Deus está connosco, em nós e que vem salvar-nos de tudo o que nos separa do Seu amor. Feliz Natal.

Padre Rafael