MALANJE

Dia do Nascimento de Pai Américo

"Celebremos com imenso amor, pois é festa do nosso fundador, Pai Américo que ao mundo proclamou o Evangelho de Deus, Nosso Senhor"

Com esta estrofe do cântico de entrada da Eucaristia de Acção de Graças pelo nascimento do nosso Pai Américo, a 23 de Outubro de 1887, nos congregamos no "coração" da Casa do Gaiato de Malanje, a nossa magnífica Capela.

No entanto, este dia, iniciou-se com a recitação dos Mistérios do Terço, à hora do levantar, em que os rapazes de cada casa se reuniram em redor dos seus chefes para, através da oração mariana, pedir ao seu Filho Jesus, a graça da beatificação do Pai Américo e augurar para todos, as bênçãos de Deus.

Tal como os outros dias, os trabalhos seguiram-se, bem como a preparação para a escola.

No final da tarde tivemos o momento celebrativo, em que associaram a nós, os 4 seminaristas.

A Capela tão linda e bem ornamentada nos acolheu.

Os cânticos da missa igualmente bem orientados, nos ajudaram a interiorizar este momento tão significativo. A admonição inicial, centrou a nossa atenção.

As próprias leituras nos ajudaram a viver melhor o motivo desta missa, pois até o salmo responsorial dizia: " ....o nome do Senhor", recordando-nos como o Pai Américo consagrou a Obra da Rua ao Santíssimo Nome de Jesus.

A oração dos fiéis foi realizada por vários "Batatinhas" intercedendo, não só pela Igreja, como pelo Papa, também pela declaração de beato do Padre Américo e pela recuperação da saúde do Padre Rafael. Igualmente se pediu ao Senhor pela Irmã Marlene, qual mãe dedicada a esta Casa, que neste dia também comemora o seu aniversário natalício... só poderia ser, pelo empenhamento e solicitude materna com que se tem entregue à Casa do Gaiato de Malanje.

Até o ofertório foi preparado, em que o seminarista Adão, o Chefe Maioral Iuri e a irmã Marlene levaram oferendas significativas relacionadas com o dia.

Igualmente festivo e alegre, como habitualmente nas celebrações africanas, foi o momento de acção de graças com alguns rapazes a interpretarem danças tradicionais de louvor ao Senhor.

Depois da bênção final, cantaram-se os parabéns à aniversariante, tendo presente a razão da celebração.

Da mesa eucarística, passamos à mesa comensal, ainda que sem nada de especial, se marcou esta refeição com uma "gasosa" e um "bolinho"...

Para terminar o dia apresentou-se uma breve reportagem realizada em Miranda do Corvo, ouvindo o Pe Manuel Mendes falar-nos da origem da Casa, e sucitamente do início da Obra e do Padre Américo, referindo o "caminhar" da causa da Sua Beatificação.

Depois de umas palavra finais, deu-se por encerrado este dia, com todos a regressar às suas casas.

Assim foi o dia 23 de Outubro de 2019, aqui em Malanje.

Padre Fernando Fontoura