Quem olha para este pequeno, imóvel na sua cadeira de rodas, depara com um ser frágil. No entanto, no rosto dele ressaltam dois olhos bem vivos e um sorriso suave que denota confiança. Não há nesta criança qualquer sinal de ansiedade ou preocupação, mas serenidade absoluta. É afinal um ser que está contente consigo próprio. Que gosta de viver.
... O Pepe quer alguém a seu lado. Ele é um ser despojado de tudo. A família de sangue não existe para ele. As capacidades humanas estão extremamente limitadas Não pede nada. Nem para se alimentar faz qualquer sinal ou esboço. Mas estende a mão para demonstrar que deseja alguém perto, que comunique com ele, que seja seu amigo.
... Nós somos simplesmente uma família para aqueles que a não tiveram. Nada mais. Temos e damos aquilo que a família tem e dá. E quando a situação o exige recorremos a especialistas. Não queiram complicar as coisas simples. Muito menos tentem impor modos de existir que nos iriam descaracterizar.
... Uma criança como ele, extremamente limitada, que já sofreu tentativas de morte, que por duas vezes foi raptada desta Casa, onde sempre regressou, precisa sobretudo de muito carinho e amor. Mas a lei não fala destes requisitos óbvios, mas de pessoas de acompanhamento, de estruturas e não sei de que mais.
... Tenho passado largas horas, junto do Pepe, a dar-lhe as refeições. Ele come vagarosa mas saboreadamente. Este serviço é um exercício de paciência que faz bem a quem anda apressado. Aliás, a falta dela é o remorso mais comum na consciência dos cristãos.
... Neste momento sou obrigado a interromper estas linhas e a perder o fio da meada que venho desenrolando, porque chegaram uma senhora e um senhor, acompanhados por elementos da Guarda Nacional Republicana, estes, trajados tão a rigor, que puseram os doentes em continência.
... Ao vê-lo partir, fico a pensar nos Regimes em que as pessoas e seus bens eram do Estado; onde os filhos eram arrancados dos braços dos pais e levados para a guerra e para outros fins.
... Para o Regime as leis são o mais; as pessoas o menos.
Padre Baptista
Os pedidos podem ser feitos à Casa do Gaiato de Paço de Sousa ou à Editora Modo de Ler.