LIGA DA VELHA GUARDA DE MALANJE — LIVEGUM
Homenagem à figura do Padre Telmo – Precursor da Casa do Gaiato de Malanje
PADRE JOSÉ TELMO FERRAZ, quase centenário, nascido algures no território de Portugal, radicado em Angola há já algumas décadas, mas... será que é tão importante a biografia desta insigne figura? Certamente que não.
Importa sim falar do padre Telmo, enquanto homem que voluntariamente abdicou do seu bem-estar, do aconchego da família restrita e do conforto do solo pátrio, para atravessar um continente, desbravar a terra e formar uma nova família, através de uma grandiosa obra, cujos alicerces já duram pelo menos 50 anos.
Importa sim falar do humanista dedicado à causa dos necessitados, porém com a preocupação de dar-lhes a dignidade que em algum momento estava em risco de ser-lhes negada;
Falar do padre Telmo é falar dos seus rapazes, como carinhosamente os trata, cujo número, estou seguro, alcança já a classe dos milhares. Criaturas humanas que aqui cresceram, aqui se formaram e tomaram o seu rumo, tal como as aves quando deixam os seus ninhos.
Falar do padre Telmo é falar de uma figura multidimensional que, a par do lado humanista se reconhece o homem modesto, mas batalhador, tenaz e perseverante. Um homem que, não obstante a sua idade e estado de saúde, se mantém atento a todos detalhes do projecto Gaiato e ainda encontra tempo para escrever e editar obras literárias.
Falar do padre Telmo é falar do homem corajoso e tenaz que suportou com pé firme as agruras da guerra, que viu a sua obra quase destroçada, mas que teve ânimo e forças para recuperá-la e torná-la ainda melhor.
PADRE TELMO:
Há uma passagem bíblica que diz que pelos frutos se reconhece a árvore que os produziu. Esta verdade incontornável bastaria para o homenagear.
De facto, você é uma árvore frondosa que para além da sombra acolhedora, cumpre a sua função principal: dar e cuidar dos frutos: E aqui nós podemos contemplá-los, desde os botões, às flores e até aos frutos maduros, olhando para estes seres, de várias idades, oriundos de famílias carentes, desestruturadas e muitos até na condição de órfãos, mas que hoje conformam uma nova família. Muitos vindos em idade quase lactente aqui cresceram ligados à grande família: A DOS GAIATOS. Muitos destes jovens são agora, também, continuadores do projecto.
Temos consciência que toda esta obra foi resultado de um trabalho de equipa. Sabemos também, porque o conhecemos bem, que não gostaria que o mérito recaísse unicamente na sua pessoa. Isso é justo, mas justo é também dizer que por melhor que seja a tripulação o rumo certo do barco depende da mestria do comandante. E aqui o padre Telmo foi e ainda é o Timoneiro, inequívoco e incontestável.
QUERIDO E AMIGO PADRE TELMO:
Por tudo o que dissemos e pelo muito que não foi dito, aliás seria veleidade de nossa parte tentar descrever aqui a sua figura, na dimensão que lhe é devida. Por mais palavras que possamos dizer, reconhecemos e reafirmamos que a grande homenagem está plasmada no resultado do trabalho, da dedicação e do amor.
Por tudo isso, padre Telmo, a Liga da Velha Guarda de Malanje, LIVEGUM, expressa em nome dos seus membros, dos rapazes que ajudou a formar e respectivas famílias, assim como da sociedade malanjina em geral O MAIS PROFUNDO AGRADECIMENTO PELO SEU EMPENHO, DEDICAÇÃO CARINHO E AMOR DESMONSTRADOS. QUE O SENHOR NOSSO DEUS CONTINUE CONSIGO AGORA E PARA SEMPRE.
BEM HAJAM PADRE TELMO E TODOS OS SEUS COLABORADORES.
JUNTOS, SEMPRE.
Malanje, 14 de Setembro de 2019