LAR DO PORTO

CONFERÊNCIA DE S. FRANCISCO DE ASSIS - Estamos na Quaresma, a palavra do Pai do Céu, convida-nos a uma reflexão mais profunda, sobre o que andamos cá a fazer. Nós Vicentinos temos o dever de fazer um exame de consciência, sobre o nosso trabalho para com os nossos pobres, e mais do que nunca é necessário chamar os homens e mulheres para aquilo que nos rodeia, porque a nossa sociedade está cheia de pessoas carenciadas e que precisam da nossa atenção e nós por vezes não estamos atentos aos sinais, pois andamos ocupados com coisas que não são assim tão importantes e podemos dedicar um pouco mais do nosso tempo para aqueles que nos rodeiam.

Neste momento em que estou a escrever, estamos em casa de Quarentena devido ao COVID19, que nos tirou a liberdade de circularmos e estarmos com as pessoas que amamos mas, que até este momento ainda não nos afectou, mas sentimo-nos impotentes, porque sabemos que existem muitas famílias a padecer da doença e outros que partiram sem se poderem despedir dos seus familiares e amigos próximos.

Dá que pensar esta Pandemia que deu uma volta de 180º na vida de muitas famílias, um vírus que conseguiu parar o Mundo, até aqueles que se julgavam grandes potências e pensavam estar imunes, estão a ser atacados por um vírus desconhecido e que é mais forte que qualquer um deles, porque até hoje não conseguiram uma vacina eficaz para travar esta Pandemia.

Em vez de gastarem tanto dinheiro em armamento para destruírem e sentirem que são poderosos, que tal investirem mais na área científica e proporcionarem um serviço de saúde para a população com mais dignidade, porque afinal é nesta área que estão a falhar, porque afectou todos os que trabalham nos hospitais que têm dado o seu melhor, mas estão a ficar exaustos e afectados porque não estavam totalmente equipados e preparados para tantos casos.

Para todos os médicos, enfermeiros, pessoal auxiliar, bombeiros e outros que estão na linha da frente o nosso OBRIGADO, que o Senhor vos dê força e coragem para vencerem este inimigo que declarou guerra a todos.

Vamos todos reflectir e pensar o que esta situação está a provocar nas nossas vidas, o que fizemos de mal e podíamos ter feito melhor, mudar de atitude e hábitos, estarmos mais atentos aos sinais e não sermos tão consumistas, pensarmos que a qualquer momento podemos voltar a ter uma guerra com um vírus que nos pode privar da nossa liberdade e perda daqueles que amamos.

Apelamos aos nossos governantes que na hora da verdade, não se esqueçam daqueles que não têm poder monetário para sobreviverem a esta crise, que criem condições para que não sejam sempre os mesmos a terem regalias, porque são corruptos e tentam atropelar os mais fracos.

Quanto aos nossos pobres até esta data, não temos conhecimento que alguém esteja afectado, mas sabemos que estão com problemas monetários e têm recorrido a nós para os ajudarmos, por este motivo uma vez mais precisamos da vossa ajuda e da vossa amizade.

Nesta crónica não mencionamos os donativos, porque cancelamos as nossas reuniões e saídas, mas sabemos que têm enviado para a nossa conta e outras por correio, mas não temos os documentos connosco, mas prometemos logo que possível mencionar.

A todos os nossos amigos desejamos que tenham tido uma Santa Páscoa, e o nosso agradecimento.

Casal Félix