ECOS DE AZURARA
Saímos de Paço de Sousa no dia 25 de Junho, terça-feira, pouco passava das oito e meia da manhã. Tempo fresco e com cara de chuva... Depois da "mobília" carregada e arrumada pelo Paulo, motorista, abalámos.
Ainda não eram dez horas quando chegámos. Toca a descarregar e a colocá-la em funções na nossa casinha. por estes breves dias. Estamos sozinhos, pois o primeiro turno dos nossos pequenos só chega amanhã.
Passaram já 24 horas e ei-los a chegar na carrinha conduzida pelo nosso Padre Júlio. Os responsáveis habituais, Alberto «Resende» e sua esposa, haviam chegado mais cedo, a preparar a sua chegada.
Há algazarra e gritaria. O Chefe decide funções e cama a cada um. Após isso, joga-se a bola e matraquilhos. E a presença destes amores faz-se notar na vizinhança. Há paz, alegria e brinca-se!... Acrescento, ainda, que se encontram no meio desta pequenada alguns elementos da Casa do Gaiato de Beire.
E os dias vão passando... Hoje, sábado, tivemos Missa celebrada pelo nosso Padre Júlio, que se deslocou de Paço de Sousa até cá.
Há alguns amigos que se lembram que a Casa do Gaiato - zona Norte - tem uma colónia de féria em Azurara - Vila do Conde - e visitam-nos com suas ofertas. Bem-hajam, pois.
Domingo, dia de sol, mas muito vento. Nem por isso a multidão deixou de aparecer. A nossa casa está rodeada de carros e de pessoas que foram para a praia. É assim nos fins-de-semana neste período de Verão!
Voltando à nossa rapaziada, todos os dias vão à praia e ao mar. De regresso, tomam uma chuveirada. Chefe «Resende» carregado de t-shirts que os meninos deixaram "esquecidas" na areia, chama os faltosos e pergunta-lhes pela roupa... e ouvem um raspanete! Passando pelo cozinha, vejo D. Guida agarrada aos tachos, preparando o jantar desta Comunidade. Enquanto não jantam, há futebol e TV para entreter.
Avizinha-se a noite, depois de um dia alegre e feliz,
graças a Deus!
... E lá se foram os saudosos quinze dias! Haja saúde, paz e bem e até ao ano!
Manuel Pinto