DOMINGOS
MOMENTOS SENTIDOS NA SUA VIDA — Mais um dos nossos irmãos "gaiatos" que partiu deste mundo conturbado, em que vivemos, para o Céu. Domingos Moreira Augusto, conhecido no seu tempo de meninice, "o nosso Cupa". Não resistiu a uma doença silenciosa de anos sofridos, que, nos últimos tempos de vida, hospitalizado nos cuidados paliativos no IPO, o vitimou. Quis o Senhor, seu e nosso Deus, enviar os seus Anjos à terra, para o libertar do seu mal-estar resignado neste mundo para junto de Si. Também, do seu e nosso querido Pai Américo; gaiatos, senhoras e padres, que por estas Casas passaram, ao serviço da nossa maravilhosa Obra de Deus e dos homens — Obra da Rua — a gozarem a sua felicidade em paz, na Glória do Senhor.
Um dos jovens "gaiatos" do primeiro grupo que partiu para Angola com o nosso Padre Telmo, no ano de 1963, para edificar a sua Aldeia — Casa do Gaiato — no lugar do Culamuxito, em Malanje. Um sonho de Pai Américo concretizado. Depois de três a quatro anos com o seu grupo na futura Aldeia, assume por iniciativa sua, enfrentar uma nova vida fora da sua Casa.
Depositado na Capela do Cemitério de Paço de Sousa, horas antes de ser sepultado na sua campa, ainda recebeu uma última bênção presidida pelo nosso Padre Telmo, Padre Júlio e Padre Alfredo, num testemunho humilde de carinho reconhecido, na presença da sua esposa Irene e filhos — Aníbal e Tucayana — gaiatos e amigos, num pesar de consternação.
Que Deus lhe dê Paz à sua Alma.
Júlio Silva