DO MEU CANTINHO

Este é para dar notícias, aos nossos Amigos, dos nossos padres.

Em tudo o que é vida no mundo, existe a inconstância e a transformação das coisas. Também a nossa vida, vida de cada um em particular, vai-se transformando e ficando sujeita aos condicionalismos da natureza humana. Estes condicionalismos só na aparência nos dominam porque, como diz S. Paulo aos Coríntios: «Ainda que em nós o homem exterior se vá arruinando, o homem interior vai-se renovando de dia para dia».

É isto mesmo que sentimos e vemos em nós. Com o andar dos anos vão surgindo as dificuldades de ordem física. Embora saibamos como é necessária a frescura física para realizarmos uma boa parte dos trabalhos de cada dia, sabemos também como o Senhor providencia os cireneus para nos complementarem e chegarmos onde não poderíamos chegar sem eles. Toda esta economia da vida é espelho da economia divina, como Deus a quis e assim quer pelos tempos fora: «Como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós».

Vamos então às notícias que motivaram este Cantinho.

O nosso Padre Acílio, não se faz presente nesta edição d'O GAIATO, por problemas de saúde. Uma intervenção cirúrgica, que aguardava há bastante tempo, recentemente realizada, impede-o ainda de estar capacitado para nos transmitir nos seus escritos as pisadas da sua vida.

Também o nosso Padre Manuel António, que veio há poucas semanas da nossa Casa do Gaiato de Benguela, Angola, até nós, está a recuperar de um problema numa perna, que o impede de redigir a sua habitual partilha com os nossos Amigos e Leitores.

Esperamos que na próxima edição, já recuperados, possamos contar com a presença de ambos nas colunas d'O GAIATO.

Padre Júlio