DO MEU CANTINHO
Abandono
As diversas situações por que fui passando nesses quase quinze dias em Angola, trazem-me ao pensamento a passagem do Evangelho em que Jesus se compadece com as multidões com quem se encontra, que se reflectem cansadas e abatidas tal como as ovelhas que andam sem pastor. Não se conformando com o seu desalento, diz aos seus discípulos para que roguem ao Senhor, que lhes pode dar alimento, que mande trabalhadores para cuidarem delas, as alimente para que sejam fortes na vida e não se deixem abater.
Desde os primeiros anos da nossa Obra, que Pai Américo sentindo, sem dúvida, esta necessidade de trabalhadores que cuidassem dos pequeninos abandonados das ruas e de tantos pobres sem pão, enviou para os seminários alguns dos seus rapazes com esse fim. Era o seu olhar para mais longe, compadecido por aqueles a que não conseguiria chegar, pedindo por eles ao Senhor da messe.
Em Angola, temos alguns rapazes nos seminários, apoiados pelos nossos padres que, em cada dia que passa, se cruzam com tantos que andam como ovelhas sem pastor, carentes dos mais elementares bens que os orientem, fortaleçam e animem.
Para todas as situações, é o Senhor da messe que envia os trabalhadores para trabalharem na Sua messe. São portanto trabalhadores chamados, vocacionados. Não se trata de trabalhadores que seguem uma carreira profissional, progredindo de degrau em degrau, mas de trabalhadores que vão pôr em prática os dons recebidos da generosidade do seu Senhor em favor do Seu rebanho.
Estes trabalhadores são poucos e a messe é grande! Assim no Seu tempo, assim no nosso. Mas, apesar disso, rogai para que Ele envie trabalhadores para a Sua messe.
Por isso o nosso olhar perde-se na imensidão humana de carências, resultado de muitos se conformarem com o abandono do rebanho, o deixarem entregue à sua sorte, caindo nas mãos de muitos que vêm para devorar e destruir.
Os males por que passa o rebanho lá, não são muito diferentes nas suas consequências, por que passa noutras latitudes. O resultado é semelhante porque as necessidades também o são: «Rogai, portanto, ao Senhor da messe que envie trabalhadores para a Sua messe»
Padre Júlio