
COMUNICAÇÃO
A Direcção da Obra da Rua comunica o falecimento do nosso Padre Acílio, ocorrido no dia 13 de Setembro. Enviara-nos o seu artigo para O GAIATO – Património dos Pobres – antecipadamente, tendo em vista deslocar-se ao centro do País. No decorrer dessa viagem sofreu uma queda num estabelecimento, tendo em consequência disso sido internado no Hospital de Santa Maria em Lisboa.
A sua vida sacerdotal começou na Casa do Gaiato de Setúbal, em 1957, logo após a sua Ordenação presbiteral na Diocese de Coimbra, em Agosto desse ano, e decorreu durante 67 anos, servindo os rapazes sem família e os pobres na Obra da Rua ou Obra do Padre Américo.
Foi sempre um apaixonado pela missão que a Igreja lhe confiou, como membro de Cristo sacerdote, profeta e rei, vivida intensamente porque consciente dessa tríplice missão que enchia a sua vida.
Pela palavra e sacrifício eucarístico apresentava a Deus as necessidades dos pobres nas suas variadas situações, não se cansando de, perante os homens, denunciar as injustiças que caem sobre eles e de os amparar nas suas dores.
Apesar das dificuldades em se locomover, o que o limitou nos últimos anos, continuou de pé a dar-se aos pobres e às exigências que se colocam a todo o cristão, especialmente àqueles que receberam o sacramento da Ordem para servirem a Igreja e toda a humanidade.
À sua família a Obra da Rua agradece o ter confirmado o Padre Acílio como dom seu à Igreja e aos pobres, especialmente aos seus falecidos pais e demais familiares com quem agora se reencontrou.
Paz e Vida à sua alma.