MOÇAMBIQUE

Para a celebração do I Dia Mundial do Pobre — cujo lema era "Não amemos com palavras, mas com obras" - fomos ao encontro das crianças e idosos em situação difícil da Aldeia da Massaca para juntos partilharmos o que temos. Queremos agradecer à Fundação Encontro pela visita solidária neste dia, um exemplo que muitos de nós deveríamos seguir.

Participamos pelo quarto ano na corrida do Millennium Bim. Eram 1000 participantes dos quais 40 da nossa Casa - com idades entre os 14 e 18 anos — para fazer um percurso de 13km, com chuva, pelas ruas da Cidade de Maputo. Infelizmente, não conseguimos ganhar.

No dia 25 de Novembro, tivemos a última reunião com os pais e encarregados de educação para a análise do aproveitamento escolar durante o ano lectivo. Estava tudo muito bem organizado. Decorreu um concurso de canto, dança e poesia, onde os pais tiveram a oportunidade de ver seus filhos mostrarem o que mais sabem fazer.

No próximo dia 4/12 estaremos no Teatro Avenida para a apresentação dos números que ao longo do ano vimos ensaiando. O nosso agradecimento à Embaixada de Espanha em Moçambique pelo apoio e por nos proporcionar a oportunidade de podermos mostrar o nosso talento. O lema do dia é: "A vida é uma descoberta!"

Pai-Padre José Ferreira Costa, que do céu olhe por nós seus filhos — Uma palavra pequena, quando pronunciada, transforma-se em uma infinidade de valores. Por isso é tão importante chamar Deus como Pai-nosso quando oramos, pois assim Ele nos ensinou.

Toda a bondade e misericórdia de Deus fizeram de você o nosso pai. Você era maravilhoso, amigo, por quem eu tinha tanta admiração e respeito. Você ensinou-nos a ser humanos, honestos e também felizes mesmo com tantas dificuldades que a vida nos impõe.

Mesmo quando repreendia alguns dos nossos manos era só para o bem de todos e por isso só temos que lhe agradecer por tudo quanto fez a favor de todos os moçambicanos que em situação de vulnerabilidade se encontravam.

Hoje, dia 27 de Novembro, é o seu aniversário natalício, e nós queríamos celebrar esta data ao vosso lado para, como pai, lhe proporcionarmos toda felicidade do mundo, toda alegria e toda a saúde. Mas os mistérios da vida somente Deus é que os conhece.

Pai querido, ao declarar este meu sentimento — que é, de certeza, de todos nós — deixo fluir o meu grande amor, afecto e carinho que tenho por você, e desejo do fundo do meu coração que Deus o ilumine.

Nós o adoramos Pai! Parabéns pelo seu dia!

Amílcar Bonifácio Machango