CRÓNICA de MIRANDA

PASSEIO A FÁTIMA - Depois dos médios e grandes, foi a vez dos pequenos irem até Fátima, a 10 de Abril, Segunda-feira da Semana Santa, para rezarmos no Santuário, em cujas Igrejas estivemos, e vermos os túmulos de Francisco, Jacinta e Lúcia; e visitarmos a Casa das Candeias, em que se guardam relíquias dos Pastorinhos e de S. João Paulo II. Almoçámos e merendámos do farnel que levámos. Gostámos muito desse dia e recebemos um Terço!

PARTILHA - Vários amigos e amigas da nossa Obra fizeram-nos chegar as suas partilhas nestes dias de Páscoa, como géneros alimentícios, vindos de Espite e Mata Mourisca, e os tradicionais folares da Pampilhosa e de cá. Chegaram-nos, pessoalmente, por carta e e-mail, os melhores votos, que agradecemos e retribuímos.

AGROPECUÁRIA - Vai um ano seco, mas não temos falta de água. Tem-se aproveitado para ir limpando a zona florestal junto à nossa mina, em cuja tarefa colaborámos nas férias. Antes da Páscoa e depois, deu-se um arranjo nos jardins; e fomos varrendo as folhas nos nossos arruamentos. Foram apanhados mais pés de alfaces para as saladas. Cortou-se semente de batata para plantar na nossa horta, que foi lavrada. As nossas árvores de fruto e alguns arbustos estão muito floridos.

ESCOLAS - O terceiro período deste ano lectivo começou a 19 de Abril, Quarta-feira. No 1.º Ciclo, os resultados são positivos. Nos outros ciclos, há Rapazes que têm de levantar as notas para passarem de ano, conforme deve ser, como estudantes.

RAPAZES DE PAÇO DE SOUSA - Os nossos irmãos da Casa sede da nossa Obra, de Paço de Sousa, em viagem, vieram visitar-nos e jogar uma futebolada, a 17 de Abril, com o Sr. Padre Júlio. Foi muito agradável e agradecemos este bom encontro!

TRÍDUO PASCAL - As celebrações destes dias grandes da fé cristã também aconteceram na nossa Casa. Em 13 de Abril, Quinta-feira Santa, pelas 19 horas, na nossa Capela, participámos na Missa Vespertina da Ceia do Senhor, em que o nosso Padre Manuel lavou os pés a 12 Rapazes da casa-mãe, que sorriram nessa cerimónia! Na Sexta-feira Santa, pelas 15 horas, foi celebrada a Paixão do Senhor, na qual escutámos esta história segundo S. João, e adorámos e beijámos a Santa Cruz. Pelas 19.30 horas, fizemos uma Via Sacra, na parte de cima da nossa quinta, desde o antigo portão até ao nosso Cruzeiro, no largo. Depois da Vigília Pascal, no Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor, no nosso salão (cheio), participámos na Missa do Dia, com muita alegria por Cristo ter ressuscitado! Alguns Rapazes da catequese leram textos. Na despedida, houve o beijar da Cruz com o tilintar da campainha! A meio da tarde, recebemos a Visita pascal com o perfume da laranjeira; e merendámos muito bem. Ao cair da tarde, ainda rezámos o Terço. Vários parentes de Rapazes têm-nos visitado, aos Sábados. Alguns padrinhos visitaram os seus afilhados. Feliz tempo pascal!

Rapazes de Miranda