CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
Organizar a Partilha Solidária
A nossa Conferência está a cuidar das reparações em duas casas do Património dos Pobres: uma que ficou sem morador depois do falecimento do que lá viveu muitos anos e outra que tem morador, mas que precisa de reparações substanciais.
Antes disto, a nossa Conferência também já tinha cuidado das reparações numa outra casa que a Obra da Rua doou para assinalar uma data importante na vida desta instituição. Pelas suas características, parte desta casa foi arrendada, ficando o resto para actividades da nossa Conferência que, até agora, não têm tido espaço próprio. Enquanto não chegar a bom termo o processo judicial para se conseguir a isenção do IMI nas casas do Património dos Pobres da nossa paróquia esta renda irá para ajudar a pagar este imposto.
Estas obras e muitas obras que têm sido feitas, desde há muito, nestas e noutras casas que temos na nossa paróquia não teriam sido possíveis sem a ajuda dos nossos leitores. Por isso, uma das nossas funções tem sido, e continuará a ser, o da nossa Conferência ser um grupo em quem os nossos leitores e outras pessoas de boa vontade confiam para providenciar a quem mais precisa uma habitação e outras condições de uma vida humana condigna. Essa confiança vem dos nossos leitores acharem que, por estarmos no terreno e procurarmos conhecer directamente as pessoas de quem cuidamos, estamos em condições de fazer chegar a ajuda a quem mais precisa.
De facto, é isso que procuramos fazer, sempre com o risco de nos podermos enganar, porque somos humanos.
Fizeram sempre falta, e continuarão a fazer sempre falta, na nossa paróquia, nas outras paróquias e em todas as localidades do mundo, espaços como as Conferências Vicentinas de pessoas que se organizam para ajudar quem mais precisa com base num conhecimento pessoal e directo desses casos. Por isso, precisamos de fazer com que haja Conferências onde elas não existem e precisamos de as ligar mais e melhor à sociedade que as envolve, começando pela comunidade paroquial, mas podendo ir muito para além disso. No próximo mês o Porto acolherá um importante encontro internacional da Sociedade de S. Vicente de Paulo que fará lembrar aos Vicentinos e ao resto da sociedade que somos um movimento que abrange o mundo todo e que procura estar nas partes desse mundo onde a partilha solidária é mais precisa.
Américo Mendes