conferência de paço de sousa
"A CARIDADE COBRE A MULTIDÃO DOS PECADOS" (1Pe 4,8) — O Evangelho do dia em que esta crónica está a ser escrita é aquele em que Jesus nos recomenda ter aquela atitude dificílima que é "amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam" (Lc 6,27).
O seguinte comentário a este Evangelho foi feito por Doroteu, um monge que viveu por volta do ano 500, em Gaza, um sítio onde hoje em dia parece ser quase impossível ter esta atitude.
"Se tivéssemos caridade, acompanhada de compaixão e piedade, não daríamos atenção aos defeitos do próximo, segundo esta palavra: «A caridade cobre a multidão dos pecados» (1Pe 4,8) e ainda: «[A caridade] não se alegra com a injustiça, [...] tudo desculpa» (1Cor 13,6-7). Se tivéssemos caridade, ela cobriria todas as nossas faltas, e seríamos como os santos quando vêem os defeitos dos homens.
(...) Em suma, cuidemos, cada um segundo o seu poder, de estar unidos uns aos outros. Pois quanto mais unidos estivermos ao próximo, mais unidos estaremos a Deus."
Quantas vezes, face a uma pessoa que precisa de ajuda, olhamos primeiro para os seus defeitos do que para o que poderemos fazer por ela e que está ao nosso alcance. Claro que os defeitos dessa pessoa não são para ignorar, mas isso não deverá ser motivo para a privar de ajuda até porque, muitas vezes, são esses defeitos que a levam a estar na situação de carência em que se encontra. As Conferências Vicentinas são organizações onde podemos e devemos praticar esta atitude que Jesus e Doroteu de Gaza nos recomendam, mas há que dizer que é muito difícil. Que Deus nos ajude a todos a vencer esta dificuldade para que haja menos guerras no mundo, a começar pelo mundo que nos é mais próximo!
Os nossos contactos (só para assuntos da Conferência e não para assuntos da administração do jornal)
Conferência Vicentina de Paço de Sousa
A/C Jornal "O Gaiato"
Largo da Casa do Gaiato, 94
4560-378 Paço de Sousa
Telem. 965464058
E-mail: carvalho.mendes@sapo.pt
Américo Mendes