
CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
Milagre da multiplicação dos pães
Esta crónica está a ser escrita quando o Evangelho do dia é sobre o milagre da multiplicação dos pães. Acho que já expressei aqui, e até mais do que uma vez, a minha interpretação deste milagre, mas nunca é de mais voltar ao assunto.
A interpretação mais comum deste milagre é que Jesus, usando dos seus poderes divinos, multiplicou os cinco pães e os dois peixes de maneira a dar de comer à grande multidão que estava com ele e, no final, ainda sobrou.
Certamente que Jesus tinha o poder de fazer isso e poderá tê-lo feito, mas se for só esta a interpretação deste milagre, então não o poderemos fazer nós próprios porque não temos poderes divinos.
Para mim há outra interpretação possível na qual refazer este milagre já estará ao nosso alcance. Os cinco pães e os dois peixes com que este milagre começou eram de um rapazinho que os partilhou para que Jesus os abençoasse e depois os distribuísse, iniciando-se, a partir daí, o processo de dar de comer a quem precisava disso naquela multidão de 5000 pessoas. Donde é que podem, então, ter vindo os outros pães e os outros peixes que eram precisos para isso? Tenho para mim que eles vieram de mais pessoas, para além desse rapazinho, que trouxeram pão para se alimentarem, mas que, depois dos gestos de partilha do rapazinho e de Jesus, fizeram o mesmo, ou seja, partilharam-nos com quem estava próximo delas e precisava de comer.
Não precisamos de ter poderes divinos para realizar este tipo de milagre da multiplicação dos pães. Os poderes que Deus nos deu chegam e sobram para partilharmos com o nosso próximo que precisa de ajuda o que para isso tivermos ao nosso alcance, por pouco que seja. Acho que é este o milagre da multiplicação dos pães que Deus quer que nós façamos todos os dias. Acho que este é o milagre que os nossos leitores que nos acompanham e que colaboram connosco fazem. Bem hajam e Muito Obrigado!
Os nossos contactos
(só para assuntos da Conferência e não para assuntos da administração do jornal)
Conferência Vicentina de Paço de Sousa
A/C Jornal "O Gaiato"
4560-373 Paço de Sousa
Telem. 965464058
E-mail: carvalho.mendes@sapo.pt
Américo Mendes