CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
Pessoas idosas
No mau tempo que assolou o país na semana passada faleceram três pessoas que, por coincidência, ou talvez não, eram idosas. Há dias passou numa televisão uma reportagem sobre funerais a serem feitos em Lisboa a pessoas idosas que viviam sozinhas e que faleceram, também sozinhas, sem que ninguém tivesse dado por isso na altura.
Segundo o último Recenseamento da População que se refere a 2021, cerca de um quarto das pessoas idosas viviam em agregados domésticos sem núcleos familiares, sendo que um quinto eram pessoas que viviam sozinhas. Junta-se a isto os factos desta situação ter uma incidência relativamente maior nas mulheres e nas pessoas mais idosas. A comparação com os dados do Recenseamento da População de 2011 mostra que estas situações pioraram entre estes dois recenseamentos.
Na nossa Conferência e nas outras grande parte das situações que acompanhamos também correspondem a pessoas idosas. Portugal é um dos países do mundo onde a percentagem de pessoas idosas é mais elevada. Esta situação vai acentuar-se nas próximas décadas, mas não estamos devidamente preparados para lhe dar resposta.
As pessoas idosas cuidaram de nós quando éramos crianças e jovens. Fizeram muitos sacrifícios por nós. Não as deixemos viver e morrer sozinhas.
Américo Mendes
