CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
«Quando orardes, dizei: "Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome"» (Mt 6,9) — Ao olhar para o que vai sendo a actividade regular da nossa Conferência, não sei porquê, veio-me à ideia a oração do Pai Nosso que Jesus propôs aos seus discípulos quando eles Lhe pediram para os ensinar a rezar.
Em tantas vezes que rezamos o Pai Nosso, não sei se alguma vez nos perguntamos por que é que começa assim esta oração, "Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome", antes da parte em que pedimos a Deus o pão nosso de cada dia?
Talvez seja porque o que Deus mais quer de nós é que o que fizermos todos os dias, por mais modestos que possam ser os nossos actos, deva ser para santificar o Seu nome, ou seja, para construir o Seu Reino. Do que nós precisarmos para a nossa subsistência, Deus já sabe e cuidará disso, mesmo que tal não nos possa parecer.
O que é que isto tem que ver com a actividade regular da nossa Conferência e das outras 48000 que existem espalhadas por 155 países? Se formos aos registos do que temos feito ao longo dos últimos meses vemos que ajudamos nas despesas de mercearia as pessoas A, B, C e D, ajudamos nas despesas com medicamentos as pessoas E, F, G e H, deixamos de providenciar estas ajudas a quem já não precisa delas, acudimos a conflitos entre moradores em casas do Património dos Pobres e alguns vizinhos, fizemos um inventário de necessidades de reparação de telhados em casas também do Património dos Pobres e vimos que não chegam 60000€ para cuidar de todas, recolhemos mobílias doadas e distribuímo-las a quem delas estava a precisar, visitamos e falamos com as famílias X e Y que estamos a acompanhar e mais um rol de outros actos que, sendo modestos, foram os que, no correr dos dias, nos foram surgindo como estando ao nosso alcance realizar para que as pessoas envolvidas pudessem viver um pouco melhor.
Não nos cabe a nós julgar a bondade do que vamos assim fazendo, mas isso também não nos impede de pensar que deve ser por aqui que Deus quer que sigamos para santificar o Seu nome todos os dias, ou seja, ajudar a construir aqui e agora um bocadinho, mesmo que muito pequenino, do seu Reino.
Os nossos contactos (só para assuntos da Conferência e não para assuntos da administração do jornal)
Conferência Vicentina de Paço de Sousa
A/C Jornal "O Gaiato"
Largo da Casa do Gaiato, 94 — 4560-378 Paço de Sousa
Telem. 965464058
E-mail: carvalho.mendes@sapo.pt
Américo Mendes