CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

A nossa Conferência Vicentina faz 75 anos!!!

"ONTEM AQUELA MEIA HORA FOI INTEIRAMENTE DELES." (Pai Américo, 21 de Agosto de 1950) — No dia 20 de Agosto deste ano a nossa Conferência Vicentina faz 75 anos!!!

Muito melhor do que ser eu a falar sobre a fundação da nossa Conferência, é o que o Pai Américo escreveu sobre o assunto no n.º 170 deste jornal, de 2 de Setembro de 1950. O final da manhã desse Domingo, dia 20 de Agosto de 1950, ele que fez questão de o dedicar inteiramente aos seus rapazes que com outros jovens que estavam, então, a iniciar a actividade da nossa Conferência. É um privilégio e é uma responsabilidade muito grande termos tido um padrinho assim!

Vamos, então, ao que o Pai Américo escreveu sobre este acontecimento, com a sua simples, santa e profunda sabedoria de sempre.

"É difícil a um qualquer leitor ajuizar e determinar-se por aquilo de que mais gosta, quando lê este jornal se o faz de boa fé. É muito difícil. Eu tenho para mim que as crónicas dos vicentinos são o ramo da leitura. A actividade dos nossos visitadores de pobres, conquista e faz estremecer cada um dos nossos leitores, e tudo isto por uma razão imponderável: é que nunca esta sorte de actividade lhes foi jamais imposta ou sequer lembrada. São eles que espontaneamente e amorosamente se dedicam a ela. Ontem foi o dia em que o Júlio com outros, lançou as bases da Conferência de S. Vicente de Paulo da Aldeia de Paço de Sousa. Era domingo. Eu tenho todos os domingos uma conversa familiar com os maiores, das onze e meia ao meio-dia; e ontem não. Ontem aquela meia hora foi inteiramente deles.

Eu acho que não há pedagogia mais santa do que esta de deixar que os rapazes das nossas casas ardam e iluminem. A multidão dos nossos pecados cobre-se com a esmola dada a tempo e horas. Estes pequeninos grupos de vicentinos das casas do Tojal e de Miranda e do Porto, são a mão forte, lançada a pobres náufragos do mundo. Pelas esmolas que recebem e pelas esmolas que dão, muitos destes náufragos se podem salvar. Há dias estava no Lar do Porto a inteirar-me do movimento da conferência deles e disse ao assistente, que fariam bem se mandassem imprimir cartões – vales, para assim, em vez de dinheiro, darem géneros aos seus pobres. Muitas conferências usam este processo. Mas o rapaz disse-me que não. Eles preferem ir comprar os géneros e em casa, nas horas vagas, fazem cartuxos; nós queremos entregar pelas nossas mãos. Eu exultei de alegria interior por ouvir tamanha lição e aproveito este lugar e esta hora para a transmitir aos interessados. Se ele é verdade que dentro de todas as nossas casas acontecem diariamente tantas coisas de lastimar, também é verdade que algumas vezes acontecem felizes compensações." (Pai Américo, Jornal "O Gaiato", n.º 170, 2 de Setembro de 1950)

Que o Pai Américo nos ajude, e a quem vier depois de nós, a seguirmos sempre o seu exemplo de dedicação aos pobres!

Os nossos contactos (só para assuntos da Conferência e não para assuntos da administração do jornal)

Conferência Vicentina de Paço de Sousa

A/C Jornal "O Gaiato"

Largo da Casa do Gaiato, 94

4560-378 Paço de Sousa

Telem. 965464058

E-mail: carvalho.mendes@sapo.pt

Américo Mendes