
CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
NATAL
Vem aí o Natal. É importante que consigamos todos compreender o que ele é e também ajudar os outros a compreender a fazer o mesmo. Sabemos todos que é a data em que se comemora o nascimento de alguém que, para os cristãos, é Deus encarnado numa pessoa humana chamada Jesus. Para as outras pessoas essa pessoa não será Deus, mas seja-se ou não cristão, para muita gente o Natal está associado a reunião da família e a votos de Paz e Amor.
Esta valorização da reunião familiar e da Paz e Amor de que o mundo tanto precisa são atitudes muito boas, mas não são tudo sobre o Natal.
Veja-se como é que essa pessoa chamada Jesus nasceu. Nasceu numa situação de grande pobreza material. Será que há muita gente a associar Natal com real desprendimento dos bens materiais e genuíno Amor dentro das famílias e para com o próximo, em vez de votos inconsequentes de Paz e Amor? Quanto a bens materiais, Natal anda associado com prendas, muitas vezes para além das possibilidades económicas das famílias que poderiam utilizar esse dinheiro para fins mais úteis. É muito difícil contrariar estas práticas e fazer com que se associe Natal a real desprendimento dos bens materiais, em benefício da valorização do verdadeiro Amor dentro das famílias e ao próximo a quem podemos e devemos ajudar.
Natal deve ser associar Amor ao próximo a actos que podem parecer muito pequenos, mas que são grandes nos efeitos positivos que têm sobre outras pessoas. No caso de Jesus foi o abrigo, as palhas e a manjedoura que os pastores disponibilizaram para que Jesus nascesse. No acto fundador das Conferências Vicentinas foi a lenha que Frederico Ozanam e os seus amigos levaram ao idoso que foram visitar para ele se poder aquecer.
Por cá, neste Natal vamos procurar fazer o mesmo: um cabaz para algumas famílias que dele precisam, mas nada que não lhes seja útil e sem luxos; melhorias em casas do Património dos Pobres; jovens com campanhas nas redes sociais para apoiar essas obras. São gestos pequenos nos quais os nossos leitores colaboram e a quem muito agradecemos, com votos de um Santo e Feliz Natal.
Os nossos contactos (só para assuntos da Conferência e não para assuntos da administração do jornal)
Conferência Vicentina de Paço de Sousa • A/C Jornal "O Gaiato"
Largo da Casa do Gaiato, 94 • 4560-378 Paço de Sousa
Telem. 965464058 • E-mail: carvalho.mendes@sapo.pt
Américo Mendes