CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA 

"SENHOR, MOSTRA-NOS O TEU ROSTO" (Sl 80,4) — Muitas pessoas, para acreditarem em Deus, querem vê-lo. Como o que mais se vê são coisas más, ficam descrentes. Também há os que, como Herodes, querem ver Jesus, mas é para o matar.

O trabalho da pessoa que está na acção vicentina é procurar ver Deus naqueles que são o seu próximo e que precisa de ajuda. Nem sempre conseguimos. Às vezes enganámo-nos, mas isso não pode ser motivo de desânimo, de descrença, ou de desentendimentos entre nós.

Deus encarnou uma vez na pessoa de Jesus, mas continua a encarnar todos os dias nas pessoas que são o nosso próximo, que precisam de ajuda e a quem podemos prestar essa ajuda. Ajudar não é só no sentido material do termo. Ajudar é procurar ser um bom exemplo para essa pessoa. Ajudar é saber ouvir essa pessoa, com paciência e compreensão, se ela precisar de desabafar, ou não tiver com quem falar. Ajudar é cuidar dessa pessoa naquilo em que ela tem dificuldade em cuidar de si própria. Ao fim de cada dia, antes de nos deitarmos, seria bom perguntarmo-nos a nós próprios "De quem é que eu cuidei hoje?".

Querer ver Deus deve ser, pois, cuidar do próximo. Não pode ser para matar, mas matar não é só assassinar alguém como fez Herodes com São João Baptista e também queria fazer com Jesus. Matar pode ser ofender alguém. Matar pode ser querer que estejam longe de nós e abandonados à sua sorte quem não é da nossa raça, ou é diferente de nós noutras coisas. Matar pode ser explorar alguém para nosso benefício.

No trabalho vicentino o que mais se encontra são casos onde uma pessoa "matou" outras pessoas nalgum dos sentidos atrás referidos, ou noutros.

Por isso, nas situações que nos acontecem todos os dias onde Deus passa por nós na pessoa de quem precisa de alguma forma de ajuda, procuremos vê-lo cuidando dessa pessoa e não "matando-a" com a nossa indiferença, ou inacção.

Foi isso que fez S. Vicente de Paulo patrono do Movimento Vicentino cujo dia litúrgico é comemorado a 27 de Setembro. Foi isso que fez o Pai Américo. Sigamos todos estes exemplos e no final de cada dia perguntemo-nos a nós próprios: "De quem é que eu cuidei hoje?".

Os nossos contactos (só para assuntos da Conferência e não para assuntos da administração do jornal):

Conferência Vicentina de Paço de Sousa

A/C Jornal "O Gaiato"

4560-373 Paço de Sousa

Telem. 965464058

E-mail: carvalho.mendes@sapo.pt

Américo Mendes