CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

FORMAÇÃO VICENTINA – Nas reuniões mensais que juntam as Conferências Vicentinas da nossa zona iniciamos uma série de curtas sessões onde reflectimos sobre a Regra da Sociedade de S. Vicente de Paulo que define os princípios que devem orientar a acção dos Vicentinos.

Num mundo que parece cada vez mais comandado por emoções rapidamente partilhadas por muitas pessoas, de forma acrítica, através das chamadas redes sociais e por outros meios de comunicação social, há cada vez menos tempo e lugar para a reflexão. Por isso, momentos e espaços de formação são cada vez mais necessários.

Nesse último plenário das Conferências Vicentinas da nossa zona começamos por uma parte muito importante da nossa "Regra" que é aquela onde se fala das chamadas "Cinco Virtudes Vicentinas" que devem animar o que constitui o nosso modo de acção essencial que é a visita domiciliária.

Vale a pena aqui referir que virtudes são essas.

1. Simplicidade: sermos francos, íntegros e sinceros na nossa relação com as pessoas que visitamos.

2. Humildade: termos a noção de que os dons e talentos que possamos ter, temo-los pela Graça de Deus e para os pormos ao serviço do próximo.

3. Doçura: tratarmos as pessoas que visitamos com amabilidade e benevolência, sem arrogância e sem impaciência, mesmo que isso, por vezes, nos possa custar muito.

4. Desinteresse: não agirmos para servir os nossos interesses próprios, mas de forma verdadeiramente generosa.

5. Zelo: empenharmo-nos fervorosamente no pleno desenvolvimento e felicidade dos seres humanos.

Praticarmos cada uma destas virtudes é muito difícil. Praticarmos todas elas ainda mais difícil, mas temos que nos esforçar por isso todos os dias. Em vez de nos deixarmos levar por emoções, temos que ir parando para reflectir e ver se estamos a ir por este caminho ou não.

Que a Páscoa que aí vem seja um momento que nos ajude a pararmos para pensar e para reconvertermos os nossos caminhos, se não estivermos a ir para aqui!

Uma Santa Páscoa para todos os nossos leitores!

Américo Mendes