
CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
Um Vicentino Exemplar
Já aqui se falou dele como Vicentino Exemplar em crónicas anteriores e nunca é demais fazê-lo porque precisamos de ter sempre a guiar a nossa acção pessoas como estas que Deus coloca no nosso caminho para que nos sirvam de modelos de Amor ao Próximo. Trata-se do Sr. Manuel Carvas Guedes.
Desde muito jovem, quando passou a residir no Porto vindo da sua terra natal que é Murça, tem estado ligado de alma e coração às Conferências Vicentinas. Começou na Conferência de Jovens de Santo Alberto Magno, tendo sido, nessa fase, um grande mobilizador doutros jovens para o trabalho vicentino. Essa geração de jovens e outras que também vieram para as Conferências Vicentinas muito por fruto do seu trabalho têm sido fundamentais para uma renovação e um crescimento notável do movimento vicentino na Diocese do Porto. Foi graças a este trabalho que esta é a diocese que mais Conferências Vicentinas activas tem em todo o país, sendo actualmente cerca de 300, num total de 477 paróquias.
Ao longo de bastantes anos o Sr. Manuel Carvas Guedes serviu e continua a servir no Conselho Central do Porto que é o órgão que coordena as Conferências Vicentinas da diocese, tendo ocupado aí vários cargos, incluindo o de Presidente, sendo actualmente Vice-Presidente. Também tem servido desde muito jovem na Conferência Vicentina da sua paróquia de Cristo Rei, no Porto.
Para além da obra notável de renovação e de promoção do crescimento das Conferências Vicentinas na diocese do Porto, o Sr. Manuel Carvas Guedes liderou, de forma sempre exemplar, mais dois processos muito trabalhosos e muito importantes para o desenvolvimento da acção vicentina nesta zona do país. Foi o caso da fusão dos ramos feminino e masculino das Conferências Vicentinas e a construção da Casa Ozanam, em São João de Ver, uma instituição de solidariedade social da Sociedade de São Vicente de Paulo, ao serviço dos pobres mais pobres e com um trabalho notável num domínio onde há muitas carências que é a saúde mental.
Apesar de uma vida de profissional de farmácia muito condicionadora dos seus horários diários, arranjou sempre tempo para visitar praticamente todas as paróquias da diocese para animar Conferências Vicentinas já existentes, promover a criação de novas conferências e atender aos mais diversos problemas sociais com os quais os vicentinos vão lidando. Percorreu, por isso, milhares de quilómetros, com chuva e com frio, com sol e com calor, de madrugada, de dia, de noite, quantas vezes já muito noite. Diz o Sr. Carvas Guedes que nestas andanças, encontrou muitas vezes santos anónimos. Isto que ele diz desses vicentinos que tem encontrado por aí discretamente a fazer o Bem, aplica-se a ele sem quaisquer dúvidas.
Numa fase já mais recente da sua vida o Sr. Manuel Carvas Guedes e sua esposa que esteve sempre com ele nesta vida vicentina foram vítimas, quase ao mesmo tempo, de doença grave da qual ele sobreviveu, mas a esposa não. Estes golpes muito duros não o fizeram esmorecer. Por isso, continua a trabalhar arduamente, de alma e coração, no movimento vicentino com a mesma força interior de sempre.
O pretexto para esta crónica foi a publicação, há dias, do livro que o Sr. Manuel Carvas Guedes escreveu intitulado "Vicentinos: pessoas que servem e que amam". É uma colectânea do que ficou registado por escrito, com a colaboração da sua esposa, das muitas e sempre notáveis intervenções públicas que foi fazendo ao longo da sua vida vicentina. Como diz, e bem, na apresentação do livro o Sr. Padre Manuel Martins, assistente espiritual do Conselho Central do Porto da Sociedade de São Vicente de Paulo, e companheiro de longa data do Sr. Carvas Guedes na acção vicentina, não é um livro para ser lido de "fio a pavio". É um livro para ser aberto numa página qualquer e para ler, reler, reflectir e pôr em prática o que estiver dito na intervenção que estiver reproduzida nessa parte do livro. É, por isso, um livro que se recomenda como guia espiritual e também para quem, seja Vicentino, ou não, queira conhecer o que tem sido este período riquíssimo de já mais de 50 anos da vida das Conferências Vicentinas, especialmente na diocese do Porto, mas não só. O Conselho Central do Porto da Sociedade de São Vicente de Paulo (Tel. 222006255) certamente que providenciará um exemplar do livro a quem estiver interessado nele.
Por hoje, não diremos mais sobre este precioso contributo do Sr. Manuel Carvas Guedes para o desenvolvimento e melhoria da acção vicentina. Em futuras crónicas não deixaremos de voltar a este livro quando for apropriado.
Ao Sr. Manuel Carvas Guedes, com muita Admiração, um Muito Obrigado do fundo do coração pelo Exemplo de Serviço e de Amor ao Próximo que tem sido e continuará a ser Sempre para nós que não lhe chegamos sequer aos calcanhares!
Os nossos contactos (só para assuntos da Conferência e não para assuntos da administração do jornal)
Conferência de Paço de Sousa
A/C Jornal O Gaiato
4560-373 Paço de Sousa
Telem. 965464058
E-mail: carvalho.mendes@sapo.pt
O nosso NIB: 0035 2146 0000 1508 9304 9 (só para donativos para a Conferência e não para a Casa do Gaiato)
Américo Mendes