
CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
Diversidade de vocações, unidade na acção: o serviço ao próximo
No passado dia 22 de Outubro teve lugar na Casa Paroquial de Penafiel um plenário do Conselho de Zona de Penafiel que é a reunião que habitualmente se realiza todos os meses das Conferências da zona que coincide com o concelho deste nome.
Este plenário foi especial porque cada Conferência fez um esforço para trazer pessoas doutros movimentos da respectiva paróquia, ou outras, com o objectivo de ficarem a conhecer melhor as características da acção vicentina e, assim, poder haver mais e melhor colaboração entre todos para um mesmo fim que é o serviço ao próximo que mais precisa de ajuda.
Estiveram presentes cerca de 60 pessoas. Outras não puderam participar por motivos de doença, ou de outros afazeres nas suas paróquias.
Tivemos o gosto de poder contar com o Sr. Padre Júlio, Director da Obra da Rua e conselheiro espiritual deste Conselho de Zona, que falou sobre as ligações fortes do Pai Américo com os vicentinos, ligação essa que a Obra da Rua tem vindo a manter ao longo dos tempos. Disse da disponibilidade da Obra da Rua para ajudar os vicentinos em tudo o que for possível e sublinhou uma característica fundamental do modo de acção vicentino que é a visita domiciliária.
Interveio, também, o Sr. Padre Paulo Jorge, pároco de Penafiel, que falou da importância da Conferência Vicentina para o trabalho social da paróquia e do que tem sido feito para dinamizar esse trabalho.
Tivemos, também, o gosto de poder contar com a participação da Fátima Leal, Vice-presidente do Conselho Central do Porto da Sociedade de S. Vicente de Paulo, onde tem o pelouro dos Jovens. Fez uma actividade muito interessante com os participantes no encontro que consistiu em mostrar que, das catorze obras de misericórdia, só uma pequena parte é que corresponde a acções de doação de bens materiais. Por isso, sem prejuízo da doação deste tipo de bens que é muitas vezes necessária, não é por aí que deve ficar o essencial da acção vicentina.
Tivemos, também, muito gosto em poder contar com a participação da Presidente do Conselho Central do Porto da Sociedade de S. Vicente de Paulo, D. Lisete Paranhos e do Vice-Presidente, Manuel Carvas Guedes, que falaram da implantação internacional das Conferências Vicentinas e do que caracteriza o modo de acção vicentina.
Os convites para este encontro também incluíram a Presidente do Conselho de Zona de Paredes, D. Maria Teresa Sousa, que nos deu o gosto da sua presença, falando do excelente trabalho vicentino que é feito no concelho de Paredes.
Por fim, falaram as pessoas das várias conferências vicentinas que puderam estar presentes, dando cada uma delas testemunho de situações que mais as marcaram no seu trabalho vicentino. A nossa Conferência esteve presente com uma boa representação do grupo de jovens da paróquia, tendo-se falado da colaboração que tem existido entre este grupo e a Conferência Vicentina e da participação que irá ter no pré-encontro de jovens vicentinos que irá ter lugar no próximo ano, em Felgueiras, antes das Jornadas Mundiais da Juventude.
Nas orações finais lembraram-se os vicentinos doentes e os que faleceram, tendo-se rezado não só a habitual oração pela canonização de Frederico Ozanam, mas também a oração ao Pai Américo, para que possa acontecer a sua merecida beatificação, com a sugestão desta oração também passar a fazer parte das orações finais das reuniões vicentinas.
Foi um bom encontro que precisamos de repetir, nestes ou noutros moldes, para que haja mais e melhor colaboração entre os vários movimentos paroquiais e para que mais pessoas se possam envolver no trabalho vicentino, convergindo todos no mesmo sentido que deve ser o serviço ao próximo, especialmente ao próximo que mais precisa de ajuda.
Américo Mendes