CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

Procurando ir estando atentos ao nosso próximo

Desde o tempo da última crónica até agora, fizemos o que é a nossa prática habitual, ou seja, reavaliamos as situações de várias pessoas que acompanhamos e cuidamos, doutras que chegaram ao nosso conhecimento como precisando de ajuda.

No primeiro caso, houve uma pessoa que temos estado a acompanhar há muito tempo e que tem sido difícil engrenar num trabalho que lhe assegure algum rendimento. Finalmente isso aconteceu. O trabalho é a tempo parcial, mas já é um passo na boa direcção. A ajuda material que lhe providenciávamos deixou de se justificar, até ver.

Noutros casos, as pessoas trabalham, mas o que ganham é muito pouco, especialmente quando desaparecem familiares que iam contribuindo com alguma coisa para o orçamento familiar.

Ajudamos da forma mais recatada que nos for possível, especialmente nos casos da chamada "pobreza envergonhada", mas não só.

Casos novos de pessoas a precisarem de ajuda, continuam a chegar. Há os que são de cá, mas muitas vezes, são pessoas que vêm cá parar vindas não se sabe bem donde. Agora temos uma situação dessas. Há uma pessoa que já chegou há algum tempo, mas que não é de cá. Vive numa habitação sem os mínimos consentâneos com a dignidade humana pela qual o respectivo senhorio cobra uma renda que não é pequena. Estamos a tratar de encontrar outra habitação para essa pessoa, juntamente com a mobília de que precisa. Uma coisa e outra estão bem encaminhadas.

Se, da próxima vez, não tivermos casos novos para relatar, será um bom sinal. Até lá, votos do melhor possível para os nossos leitores.

Os nossos contactos (só para assuntos da Conferência e não para assuntos da administração do jornal): Conferência de Paço de Sousa; A/C Jornal O Gaiato; 4560-373 Paço de Sousa - Telem. 965464058 - E-mail: carvalho.mendes@sapo.pt NIB: 004513424003543534043 (só para donativos para a Conferência e não para a Casa do Gaiato)

Américo Mendes