
CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
"SERÁ PERMITIDO AO SÁBADO FAZER BEM OU FAZER MAL, SALVAR A VIDA OU TIRÁ-LA?" (Mc 3,4)
Ao ler a passagem atrás citada de um dos Evangelhos dos últimos dias, veio-nos à ideia um caso recente que nos passou pelas mãos onde, sob a capa de um suposto cumprimento de regras por parte de quem dirige uma instituição, se cometeram injustiças em relação a quem lá tem trabalhado há muitos anos, sempre com muita dedicação.
A injustiça está muitas vezes na raiz de situações de pobreza e doutras formas de exclusão social.
Quando Jesus entrou numa sinagoga e viu lá um homem com uma mão atrofiada deu atenção ao que era mais importante naquela altura que era ajudar esse homem usando um dos recursos ao seu dispor, mais precisamente, o seu poder de curar.
Jesus não se desculpou com o cumprimento de regras, neste caso o respeito do Sábado, para deixar de fazer o Bem.
Há muita pobreza e outras formas de exclusão social por esse mundo fora que são fruto de injustiças cometidas com a desculpa de que é preciso cumprir regras. Claro que não podemos viver harmoniosamente em sociedade sem cumprirmos regras, mas estas existem precisamente para isso: para vivermos bem em sociedade. Por isso, quando fazer o Bem maior que é ajudar quem precisa colide com regras que não são essenciais ao viver-se harmoniosamente em sociedade, então fazer o Bem deve estar acima destas regras.
O que não deve mesmo acontecer é a invocação das regras ser pervertida, usando-as não para fazer o Bem, mas para fugir à ajuda ao próximo que precisa de nós. Pior ainda do que isso é usar a regras para fazer o Mal, como foi o caso da situação a que se refere a passagem atrás citada do Evangelho onde os fariseus estavam à procura de alguma violação de regras para incriminarem Jesus.
Que Deus nos ajude a não arranjarmos desculpas para deixarmos de fazer o que Ele nos indicou como mandamento supremo: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos".
Os nossos contactos (só para assuntos da Conferência e não para assuntos da administração do jornal)
Conferência de Paço de Sousa
A/C Jornal O Gaiato
4560-373 Paço de Sousa
Telem. 965464058
E-mail: carvalho.mendes@sapo.pt
O nosso NIB: 004513424003543534043 (só para donativos para a Conferência e não para a Casa do Gaiato).
Américo Mendes