CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
MOBÍLIAS E MOBILIZAÇÕES DE BOAS VONTADES — Nas últimas semanas aconteceram várias doações de mobília para a nossa Conferência. Em primeiro lugar, o nosso Muito Obrigado às pessoas que doaram essa mobília. Bem hajam!
Mal chegou a mobília foi logo encaminhada para famílias que estavam a precisar dela. Sabemos que as pessoas que a doaram se sentem muito melhor por ela ter ido para famílias que dela precisam do que se tivesse sido levada para um destino desconhecido por um serviço de recolha de monstros.
Estas operações de recolha e de distribuição de mobília exigem uma logística mais complicada do que as doações de bens mais leves. Por isso, elas são um exemplo daquelas cadeias de solidariedade que é preciso acontecerem para ajudar o próximo. Nessas cadeias cada interveniente pode fazer algo que parece pouca coisa, mas essa pouca coisa é essencial para que o Bem aconteça. A cadeia de solidariedade começa, obviamente, com a pessoa que faz a doação. Depois é preciso arranjar quem empreste uma viatura adequada para este tipo de transporte. Além da viatura é preciso arranjar motorista. Além do motorista, é preciso arranjar quem esteja disponível no dia e hora em que o motorista vai fazer o transporte para o acompanhar e ajudar a carregar e a descarregar a mobília. Também é preciso que tudo isto aconteça sem que seja ultrapassado a data em que quem faz a doação tem que libertar o espaço onde a mobília se encontra, entregar a casa, fazer obras ou por outra razão.
Num dos casos estivemos quase, quase a não conseguir reunir, em tempo útil, todas as condições para poder recolher a mobília, mas, em cima da hora, lá surgiu o elo da cadeia de solidariedade que faltava para que essa recolha acontecesse. Bem hajam todos os que tornaram isso possível!
Ainda sobre operações recentes de melhoria das condições de habitabilidade de famílias que acompanhamos, cabe aqui uma referência às obras de construção de um muro de suporte do terreno onde estão três casas do Património dos Pobres. Essas casas estão num nível superior ao do passeio e da estrada muito movimentada com a qual confrontam. O que existia de suporte desse terreno era frágil, havendo risco de derrocada para cima do passeio e mesmo da estrada. Os trabalhos de construção desse muro estão terminados e estão pagos.
Bem-hajam os nossos leitores e todas as outras pessoas que nos ajudam nestas pequenas coisas que por aqui vamos fazendo com a intenção de que o mundo seja um pouco melhor.
Os nossos contactos
(só para assuntos da Conferência e não para assuntos da administração do jornal)
Conferência Vicentina de Paço de Sousa • A/C Jornal "O Gaiato"
Largo da Casa do Gaiato, 94 • 4560-378 Paço de Sousa
Telem. 965464058 • E-mail: carvalho.mendes@sapo.pt
Américo Mendes