
CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
Todo o regresso a Nazaré é progresso social cristão
Apareceu-nos há dias uma mãe a pedir se podíamos alugar uma casa do Património dos Pobres a um filho dela que foi abandonado pela sua primeira mulher e que agora está a recomeçar a vida de casal com outra.
Lá lhe explicamos a quem pertencem as casas do Património dos Pobres (são da Comissão da Fabriqueira e não da Conferência Vicentina), que não são casas para alugar e quais são os perfis de pessoas aos quais elas estão mais destinadas.
Ficamos ao dispor para, em caso de necessidade comprovada, podermos ajudar no que estiver ao nosso alcance e for mais adequado.
Neste caso, uma situação que nos chamou a atenção é que o problema principal aqui, do qual a necessidade de casa é mais um epifenómeno, é o de famílias que funcionam mal numas gerações a seguir às outras.
Não quisemos ser indiscretos nem mexer em "feridas", mas tudo indica tratar-se de uma mãe e de um filho que devem ter tido uma vida familiar difícil. O rapaz casou-se. Parece que foi trabalhar para o estrangeiro. A mulher por cá enamorou-se com outro rapaz e foi fazer vida com ele. Este último, por sua vez, é filho de um casal a quem nós acudimos, que se separou e que acabou em tragédia.
Nos problemas sociais é muito raro não haver a presença de vidas familiares que funcionam mal. Por isso, continua a valer a máxima do Pai Américo de que "todo o regresso a Nazaré é progresso social cristão".
Ajudar a construir família deve ser uma prioridade do trabalho social, num contexto onde são muitos os factores a puxarem em sentido contrário. Isto é muito difícil, mas temos que nos esforçar por isso, e fazer o que estiver ao nosso alcance nesse sentido.
Os nossos contactos (só para assuntos da Conferência e não para assuntos da administração do jornal)
Conferência de Paço de Sousa, A/C Jornal O Gaiato
4560-373 Paço de Sousa
Telem. 965464058 • E-mail: carvalho.mendes@sapo.pt
O nosso NIB: 004513424003543534043 (só para donativos para a Conferência e não para a Casa do Gaiato).
Américo Mendes