
CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
Que cada freguesia cuide dos seus Pobres
Nas últimas semanas na nossa Conferência Vicentina temos avançado com obras de melhoria e de reparação de algumas casas do Património dos Pobres, tal como já em tempos tínhamos aqui dado conta aos nossos leitores.
Assim sendo, está quase concluída a instalação de uma casa de banho condigna numa casa que originalmente não era do Património dos Pobres, mas que depois passou para esse âmbito. Falta só instalar o esquentador e vedar uma zona para evitar infiltrações de água.
Depois será a vez de cuidar da reconstrução do chão de uma casa que, aos poucos, se foi deteriorando por causa da humidade. A casa fica numa zona de encosta sujeita ao escorrimento de águas pluviais com o qual não é fácil lidar. Esta casa já tinha sido objecto de alguns melhoramentos depois do falecimento do seu anterior morador e antes da sua atribuição a outra pessoa. Nessa altura este problema não tinha a acuidade que agora tem. Por isso, não se cuidou dele na altura, mas agora é mesmo preciso.
Nestes últimos tempos, para além da continuação dos vários apoios que regularmente prestamos às pessoas de quem cuidamos (visita domiciliária, apoio nas despesas com medicamentos, ajuda alimentar, etc.), também temos estado a ajudar na reinstalação de uma pessoa vítima de violência doméstica. Com isto, uma parte do que tínhamos armazenado de mobiliário doado vai ter bom destino.
É assim que neste cantinho do mundo em que vivemos vamos procurando ajudar quem nos parece que precisa de ajuda que esteja ao nosso alcance. Custa-nos muito não podermos grande coisa pelas desgraças sociais de que os noticiários nos dão conta (imigrantes no Alentejo, guerra em Moçambique, pandemia na Índia, etc.). Se a máxima do Pai Américo - "Que cada freguesia cuide dos seus pobres" - pudesse ser uma realidade, não haveria tanta desgraça social no mundo.
Os nossos contactos (só para assuntos da Conferência e não para assuntos da administração do jornal)
Conferência de Paço de Sousa
A/C Jornal O Gaiato
4560-373 Paço de Sousa
Telem. 965464058
E-mail: carvalho.mendes@sapo.pt
O nosso NIB: 004513424003543534043 (só para donativos para a Conferência e não para a Casa do Gaiato).
Américo Mendes