
CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
O extraordinário da ordinária rotina diária de quem cuida do outro
Procurando para esta crónica alguma ocorrência extraordinária fora da actividade regular da nossa Conferência, num primeiro momento não encontrei nenhuma. Depois pensei melhor e vi que a situação talvez não seja bem essa. Passo a explicar.
Nas pessoas que acompanhamos com regularidade, ou de forma pontual, e noutras que procuramos ter debaixo do nosso radar, são vários os casos daquelas que estão numa situação de dependência de alguém que as ajude em actividades da sua vida diária.
O que vamos fazendo por estas pessoas é muito pouco. É a nossa visita. São as ajudas materiais nos medicamentos, nas fraldas, nas camas articuladas, nas cadeiras de rodas, etc. São as actividades de convívio como a "Festa do Doente" que a pandemia interrompeu, mas que voltarão.
Este muito pouco que vamos fazendo não chega até àquilo que é essencial para a vida diária condigna dessas pessoas: haver quem, todos os dias, às vezes 24 horas por dia, cuide delas e as ajude nas suas actividades da vida diária.
Para alguns cuidadores isto é um empenhamento permanente, todos os dias, várias horas por dia, sem fins de semana, nem férias. É uma rotina diária, mas que tem algo de extraordinário.
Vão surgindo instituições que dão aqui uma ajuda, algumas de formas inovadoras. Ainda não é o caso cá por estes lados, mas há dias tivemos o gosto de assistir à apresentação de algumas iniciativas desse género. Só temos que as saudar e desejar que sejam implementadas depressa e bem.
Não esqueçamos que a Sociedade de S. Vicente de Paulo também está muito bem representada neste domínio, nomeadamente através do excelente trabalho que é feito na Casa Ozanam.
Dito isto, mesmo que possam ir surgindo respostas que permitam que possa haver alguns fins de semana, ou algumas férias para quem está comprometido no cuidado diário de pessoas em situação de dependência, haverá sempre casos de pessoas dependentes que rejeitam a substituição do cuidador, ou que reagem muito mal a isso.
Por muito pouco que seja, que Deus nos ajude a fazer tudo o que puder estar ao nosso alcance para ajudarmos quem está em situações de dependência e quem dedicou a sua vida ao cuidado dessas pessoas.
Os nossos contactos (só para assuntos da Conferência e não para assuntos da administração do jornal)
Conferência de Paço de Sousa
A/C Jornal O Gaiato
4560-373 Paço de Sousa
Telem. 965464058
E-mail: carvalho.mendes@sapo.pt
O nosso NIB: 004513424003543534043 (só para donativos para a Conferência e não para a Casa do Gaiato).
Américo Mendes