CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

PEQUENOS GESTOS QUE PODEM FAZER UMA GRANDE DIFERENÇA 

Faltamos com esta crónica nos dois últimos números do jornal, mas estamos de volta. Obviamente, haja esta crónica, ou não haja, a actividade da nossa Conferência continua, sem interrupções. É uma actividade feita de gestos nada espectaculares e que não se prestam a grandes histórias, porque são pequenos cuidados prestados a quem vamos conseguindo identificar com necessidade de ajuda. Aqui é uma ajuda na mercearia. Ali é o pagamento de parte das despesas com medicamentos. Acolá é uma ajuda nos transportes escolares. Em permanência e, desde há muito, é a atenção a quem vive nas mais de dez casas do Património dos Pobres da paróquia e à manutenção dessas habitações.

Neste momento temos pela frente trabalhos em três dessas casas. Numa casa está a ser a sua pintura e mais alguns arranjos depois do falecimento da pessoa que lá vivia e antes da entrada de um novo morador.

Noutra casa que não foi construída de raiz como casa do Património dos Pobres é uma nova casa de banho que será preciso construir porque a divisão da casa que tem estado a servir para esta função não tem características condignas para o efeito. É verdade que quem lá mora não é um exemplo de asseio, mas isto não é razão para que se deixe de fazer esse melhoramento.

Na terceira casa, as melhorias que foram feitas há uns tempos atrás e que pareciam que a tinham deixado em boas condições, agora, com as chuvas, vieram a revelar-se insuficientes. Há uma parte da casa que precisa que todo o chão seja refeito para evitar encharcamento.

Ainda quanto a habitações, mas num outro género de problemas, vão-nos surgindo situações de famílias que precisam de ajuda para alojar um dos seus membros que é idoso ou que acamou e de quem querem cuidar, ou que gostariam de poder ter por perto para poderem mais facilmente cuidar. Infelizmente, na maior parte dos casos não conseguimos dar resposta a estas situações. O bom cuidado dos idosos, ou de pessoas que ficam acamadas é, de certeza absoluta, um dos maiores problemas sociais deste país que só tenderá a agravar-se.

Não falando das famílias que esquecem os seus idosos, nas outras que têm vontade de cuidar deles, a grande maioria das habitações não se presta a isso e as vidas profissionais também limitam muito essa vontade. Há um mar imenso de coisas por fazer para ajudar estas famílias e para chamar à pedra as outras famílias que atiram os seus idosos para o esquecimento e para o isolamento.

Grande parte das pessoas que ajudamos são idosos, ou pessoas limitadas na sua autonomia, mas não conseguimos ir a todas, nem dar respostas que vão para além das nossas capacidades. De qualquer maneira, se todos fizerem o que estiver ao seu alcance, por pouco que seja, certamente que haverá mais pessoas a viverem a última parte da sua vida de uma forma condigna.

Que Deus nos ajude a estarmos sempre atentos e disponíveis para gestos, por pequenos que sejam, de cuidado dos outros, especialmente os mais vulneráveis.

Os nossos contactos (só para assuntos da Conferência e não para assuntos da administração do jornal)

Conferência de Paço de Sousa

A/C Jornal O Gaiato - 4560-373 Paço de Sousa

Telem. 965464058 - E-mail: carvalho.mendes@sapo.pt

O nosso NIB: 004513424003543534043 (só para donativos para a Conferência e não para a Casa do Gaiato).

Américo Mendes