CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

Vidas exemplares de quem cuida do seu próximo

Esta é a primeira crónica nossa depois do falecimento do Sr. Padre Manuel António. Por isso, não queríamos deixar passar a oportunidade de lhe prestarmos aqui a nossa homenagem por uma vida inteira dedicada aos rapazes e outras pessoas de quem a Casa do Gaiato cuida, em vários locais onde esta instituição existe, muito em especial na Casa do Gaiato de Benguela que ele fundou e à qual dedicou a maior parte da sua vida.

Os padres das Casas do Gaiato são seres humanos como os outros, com as suas virtudes e com os seus defeitos, mas há uma virtude onde são exemplares: dedicarem a sua vida toda, sem reservas, ao cuidado do seu próximo, especialmente de uma parte daquele próximo que mais precisa de cuidado.

Foi assim com o Sr. Padre Manuel António. Que a sua vida admirável sirva de boa inspiração a outros para seguirem o seu exemplo!

Esta também é a primeira crónica depois das eleições para a presidência do Conselho Central do Porto da Sociedade de S. Vicente de Paulo. Também não queríamos deixar passar esta oportunidade sem expressarmos aqui as nossas saudações, o nosso agradecimento e a nossa admiração ao Sr. Presidente cessante, Manuel Fernando Carvas Guedes, e à Sra. Presidente eleita, Lisete Martins Oliveira.

O Sr. Carvas Guedes é outro caso de vida exemplar dedicada ao cuidado do próximo que mais precisa. Desde muito novo tem-no feito através da sua dedicação, de alma e coração, ao trabalho nas Conferências Vicentinas. Se, hoje em dia, o Conselho Central do Porto é o que mais se destaca a nível nacional em termos de número e de actividades das suas conferências, não é por acaso. Esta situação deve muito a essa dedicação, de alma e coração, contínua e de longa data, do Sr. Carvas Guedes ao desenvolvimento do movimento vicentino na nossa diocese. Se ainda não se atingiu a meta que ele propôs de uma conferência por cada paróquia, não é por culpa dele, mas sim de nós e doutros vicentinos naquilo em que não temos estado à altura do seu exemplo, dos seus desafios e do apoio sempre amigo que dele temos recebido sempre.

Uma grande obra precisa de grandes líderes, mas, com certeza, estes não constroem sozinhos. Por isso, esta também é uma oportunidade para prestarmos a nossa homenagem e expressarmos a nossa admiração por aquele grupo de Vicentinos que, também, de alma e coração, de forma contínua e desde há muito, têm constituído a equipa em quem o Sr. Carvas Guedes mais vezes e mais directamente se tem apoiado no desenvolvimento das actividades do Conselho Central do Porto da Sociedade de S. Vicente de Paulo.

A presidente eleita, depois doutras responsabilidades que teve na Sociedade de S. Vicente, nos últimos anos tem exercido funções na Mesa do Conselho Central. Tal como o Sr. Carvas Guedes, também é pessoa que, apesar dos seus muitos afazeres profissionais, tem conseguido tempo para se dedicar ao próximo em funções de grande responsabilidade no movimento vicentino. Por isso, também para ela a expressão da nossa homenagem, da nossa admiração e do nosso dever de colaboração.

Como esta é a nossa última crónica de 2020, um ano tão marcado pelo COVID 19, a nossa homenagem e admiração para os muitos que, de forma anónima e desinteressada, tanto têm feito para combater os males decorrentes desta pandemia, fazendo o possível e o quase impossível para cuidar dos outros que mais precisam, em vez de pensarem só em cuidar de si próprios.

Por fim, uma palavra de profundo agradecimento aos nossos leitores pela atenção que dão a estas nossas pobres crónicas e pelas contribuições que, quando podem e como podem, nos fazem chegar para irmos cuidando do nosso próximo que mais precisa.

Que os exemplos de todos aqueles de quem aqui falamos sejam a luz que Deus vai colocando no nosso caminho para nos chamar e nos orientar no cuidado que devemos ao próximo que mais precisa.

Um Santo Natal e um Bom Ano de 2021 para todos!

Américo Mendes