CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

Pedi ao Senhor da messe que envie trabalhadores para a Sua messe (Lc 10,2) 

É imenso o que há a fazer para tornar este mundo um mundo mais próximo dos planos que Deus tem para ele. Quem tem que fazer isso somos nós, obviamente com a ajuda de Deus, mas sem esperar por milagres que substituam o que podemos e devemos fazer nesse sentido.

Ora o problema é que são muitos menos do que o que era preciso os que andam a fazer pelo seu próximo o que podem e o que devem.

Muitas vezes encontramos quase as mesmas pessoas em várias frentes de ajuda ao próximo que, assim, não chegam para as encomendas.

É preciso fazer muito mais nas famílias, nas escolas, nos locais de trabalho, nos meios de comunicação social e em todas as instâncias com forte influência nos comportamentos das pessoas para cultivar o genuíno sentido da ajuda ao próximo.

Gasta-se tempo de mais a dizer mal de tudo e de todos em conversas, debates e mensagens nas redes sociais. Se 10% desse tempo fosse utilizado a ajudar o próximo, quanto Bem não iria ser feito!

O mundo em que vivemos e o que se perspectiva que aí vem não vai nada na direcção de haver mais sentido de ajuda ao próximo. O que se vê a proliferar são várias formas de exclusão do próximo porque é de uma raça ou de um país diferente, porque nos estorva o caminho na nossa ascensão profissional, porque só nos dá trabalho e já não nos serve para nada devido à idade, ou à doença, etc., etc..

Além de serem precisos mais espaços onde se cultiva e pratica o genuíno amor ao próximo, como deve ser o caso das Conferências Vicentinas e das paróquias, mas também das famílias, das escolas, dos locais de trabalho, dos meios de comunicação social, das redes sociais e outros, também é preciso cultivar a noção de quão difícil é praticar esse amor e a humildade e resiliência que é preciso para o praticar como deve ser. Sobre isto, remeto os leitores para a crónica anterior sobre o não haver "manual de instruções" para a ajuda ao próximo. Por hoje, ficamo-nos por aqui, com votos de boa saúde e Graça de Deus para todos os leitores que nos vão dando a sua atenção.

Os nossos contactos (só para assuntos da Conferência e não para assuntos da administração do jornal)

Conferência de Paço de Sousa

A/C Jornal O Gaiato

4560-373 Paço de Sousa

Telem. 965464058 • E-mail: carvalho.mendes@sapo.pt

O nosso NIB: 004513424003543534043 (só para donativos para a Conferência e não para a Casa do Gaiato)

Américo Mendes