CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

NÃO HÁ MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA A AJUDA AO PRÓXIMO 

Há quem em Portugal e noutros países tenha escrito livros com um título do género "Manual para mudar o Mundo", presume-se que para melhor. Não nos achamos com os dotes necessários para escrever tal tipo de livro, mas também somos dos que achamos que, se nestes assuntos se tiver que ir pelo recurso a um manual de instruções, este já está escrito, e está escrito há muito. Chama-se "Bíblia".

O problema é que, na ajuda ao próximo para construir um mundo melhor, não se vai lá só com um manual de instruções, mesmo que este seja a Bíblia.

Isto veio-nos à ideia a propósito da situação de uma pessoa que estamos a ajudar para mudar a sua vida para melhor. Não devemos descrever aqui de que tipo de situação e de que tipo de pessoa se trata, nem isso é preciso para o essencial que queremos dizer. O que aqui achamos importante dizer é que, embora estejamos a fazer um esforço para, no diálogo com essa pessoa, irmos procurando as ajudas de que precisa, não temos a certeza de que iremos ser bem sucedidos. Os caminhos da mudança que é precisa na vida dessa pessoa podem não ser os que vão nas nossas cabeças e que julgamos que são os melhores quando conversamos com ela.

A prática vicentina básica da "visita domiciliária" é o esforço para se conhecer o melhor possível e in loco a situação das pessoas que precisam de ajuda, mas, mesmo assim, poderemos não conseguir ver tudo o que é relevante ver nessas situações e que possam impedir a mudança para melhor. Não há aqui "manual de instruções" que nos valha a não ser irmos até onde nos for possível no contacto directo com o próximo que precisa de ajuda, com olhos de ver, ouvidos de ouvir e a humildade que é precisa para não julgarmos que as ideias que temos para melhorar a vida doutras pessoas são sempre as melhores.

Américo Mendes