CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

 O CORONAVÍRUS E A RECESSÃO ECONÓMICA E SOCIAL

Se até há pouco tempo atrás só muito poucos tinham previsto que uma pandemia como esta do coronavírus poderia acontecer, agora, também, não conseguimos prever toda a extensão da recessão económica e social que daqui vai resultar. A única coisa ao certo que poderemos prever é que essa recessão vem aí, ou melhor, já está aí a começar.

Com efeito, já são cada vez mais pessoas a perderem o seu emprego, ou a verem-no seriamente ameaçado. Já são cada vez mais pessoas a verem os seus rendimentos diminuírem. A Segurança Social não vai chegar para tudo, nem para todos os que já estão a precisar e vão precisar de ajuda.

As Conferências Vicentinas, bem como todas as outras organizações que praticam a solidariedade na proximidade de quem precisa de ajuda, já estão e vão ser cada vez mais precisas. As Conferências Vicentinas certamente vão ter que continuar a fazer o que até aqui têm feito, e em mais larga escala, mas, talvez também possam e devam explorar caminhos novos de solidariedade que esta crise está a exigir e a permitir desbravar.

Para isso, é importante que os Vicentinos estejam atentos para colaborem e incorporem nas suas práticas muitos exemplos interessantes e criativos de solidariedade que estão a surgir por esse país fora e no resto do mundo em resposta a esta pandemia.

O mundo com esta pandemia já está a ser e vai ser muito diferente do que era antes dela começar. Por isso, temos todos que nos adaptar a essas diferenças, incluindo os Vicentinos, valorizando o que possam ser diferenças para melhor.

Pode ser que uma dessas diferenças, para melhor, seja a tomada de consciência de que temos todos que partilhar mais e que temos todos que reconstruir isso que é tão importante e que parecia que estava a ir por água abaixo que é a construção de comunidades humanas. Esta construção faz-se quando estamos atentos às necessidades e cuidamos dos que nos são próximos, nas nossas famílias, na nossa vizinhança, nos sítios onde trabalhamos, ou outros onde passamos os nossos dias. Esta pandemia está a fazer com que cada vez mais pessoas percebam que é por aqui que tem que passar não só o combate a esta pandemia, mas também a outras "pandemias" que afligem a Humanidade.

Que Deus ajude a todos, especialmente aos que agora mais estão a sofrer e que, cada um de nós faça a sua parte para que esse sofrimento seja o menos gravoso que for possível.

Os nossos contactos (só para assuntos da Conferência e não para assuntos da administração do jornal)

Conferência de Paço de Sousa

A/C Jornal O Gaiato

4560-373 Paço de Sousa

Telem. 965464058 - E-mail: carvalho.mendes@sapo.pt

O nosso NIB: 004513424003543534043 (só para donativos para a Conferência e não para a Casa do Gaiato).

Américo Mendes