CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
A importância da Simplicidade
Queria começar esta crónica agradecendo aos nossos colegas Vicentinos da freguesia de Bustelo e ao seu Pároco, Sr. Padre Paulo, pela forma muito simples, mas, por isso mesmo, muito bonita e profunda como organizaram a Vigília de Oração da Imaculada Conceição, na noite do passado dia 7 de Dezembro, para todas as Conferências do nosso Conselho de Zona de Penafiel. Como muito bem disse uma Vicentina doutra Conferência que participou nessa vigília, viemos de lá "de coração cheio".
O Natal é muito sobre esta importância da simplicidade ao serviço da profundidade do que é realmente mais importante: disponibilidade para cumprirmos o primeiro Mandamento da Lei de Deus de que Maria foi o maior e o melhor exemplo entre os humanos: amarmos a Deus sobre todas as coisas e ao Próximo como a nós mesmos.
Quando a simplicidade neste bom sentido falha, fica difícil cumprirmos este Mandamento. Fazemos as coisas mais para darmos nas vistas e cuidarmos do nosso ego do que a pensarmos nos outros. Desperdiçamos tempo e recursos que seriam melhor empregues na ajuda aos outros que mais precisam. Temos inveja e fazemos guerra aos outros porque queremos ser e ter mais do que eles.
Custa muito ser simples neste bom sentido do termo, mas profundos no que é realmente mais importante. A sociedade em que vivemos não ajuda nada a que sejamos assim, mas temos que ser.
Nas Conferências Vicentinas, porque lidamos com que tem pouco e não mexemos com muito dinheiro, nem com muitos bens materiais, pode ser mais fácil a aprendizagem desta simplicidade, mas nem sempre é assim. O risco do fazermos e do ajudarmos para dar nas vistas, mesmo com esses poucos recursos, está sempre presente. Por isso, temos que ser vigilantes para não cairmos nesta tentação.
Que Deus nos ajude a todos a sermos fiéis ao longo de todo o ano a esta parte muito importante da mensagem natalícia que é a simplicidade ao serviço da disponibilidade para o que realmente é mais importante: amarmos a Deus sobre todas as coisas e ao Próximo como a nós mesmos.
Os nossos contactos (só para assuntos da Conferência e não para assuntos da administração do jornal)
Conferência de Paço de Sousa (A/C Jornal O Gaiato) 4560-373 Paço de Sousa
Telem. 965464058
E-mail: carvalho.mendes@sapo.pt
O nosso NIB: 004513424003543534043 (só para donativos para a Conferência e não para a Casa do Gaiato)
Américo Mendes