CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
Prestação de contas
1) Despesas:
a. Total: 6066,76 euros
b. Auxílio na doença (compra de medicamentos): 3166,96 euros;
c. Auxílio domiciliário (apoio monetário para despesas de água, electricidade, alimentação): 1396,55 euros;
d. Auxílio na habitação (apoio no pagamento de rendas de casa e de pequenas obras): 324,10 euros;
e. Despesas diversas (contribuição para o Conselho Central como mandam as nossas regras, organização de eventos de angariação de fundos e outros no âmbito da actividade da nossa Conferência, etc.): 1179,15 euros
2) Receitas:
a. Total: 12382,96 euros
b. Donativos recebidos de leitores d'O Gaiato: 3535 euros;
c. Outros donativos: 6021,16 euros;
d. Receitas de colectas, peditórios nas missas dominicais, tômbolas e outras actividades de angariação de fundos: 2826,80 euros.
3) Saldo: 6316,20 euros
Para começar, duas observações sobre este saldo positivo. Uma é que ele se ficou a dever muito aos "outros donativos" no valor de 6021,16 euros, nos quais se incluem dois de valor avultado (5000 euros e 700 euros) e de carácter extraordinário. O donativo de 5000 euros veio de uma pessoa sem família que nos confiou este valor por achar que assim está em boas mãos, mas que pode vir a precisar de todo, ou de parte desse dinheiro se alguma emergência lhe acontecer. O donativo de 700 euros apareceu na nossa caixa do correio, deixado por um anónimo, que presumimos quem seja, e que, assim, entendeu agradecer a Deus por alguma intenção especial.
A segunda observação sobre o saldo positivo é que, agora, tal como nos anos anteriores, estes "lucros" continuarão a ir, quase todos, para a reserva necessária à manutenção das 14 casas do Património dos Pobres da nossa paróquia.
Quanto às receitas, tirando o caso excepcional dos donativos atrás referidos, em 2017, e tal como tem vindo a acontecer já desde há muito, as principais correspondem aos donativos que nos chegam dos nossos queridos leitores que confiam em nós como bons aplicadores da sua ajuda generosa.
Quanto a essas aplicações, são as que estão descritas no quadro das despesas, sendo o apoio na compra de medicamentos a que está bem em primeiro lugar.
Sobre estas aplicações falaremos mais e melhor em futura crónica para não alongarmos esta muito mais: Fica aqui só uma deixa para uma dessas crónicas futuras. Várias pessoas já nos têm dito, de uma forma amiga, e presumimos que alguns leitores também já tenham pensado o mesmo, que muito poucas vezes trazemos para estas crónicas relatos de situações de grande miséria que rapidamente suscitam a comoção e os donativos generosos dos leitores. Pode ser defeito nosso, mas não temos jeito para romancear as situações e puxar a lágrima ao olho de maneira a fazermos estratégia para angariação de fundos.
Note-se, também, que, se a actividade da nossa Conferência fosse de âmbito nacional, ou de um outro âmbito bem para além da nossa paróquia, infelizmente não seria difícil trazermos para aqui todas as quinzenas esses casos de miséria extrema que imediatamente suscitam a comoção e a generosidade do leitor.
O que fazemos agora e desde sempre é cumprirmos o seguinte lema: "Que cada paróquia cuide dos seus pobres!". Por isso, cuidamos dos que cá temos, e como os cá temos, sendo que alguma coisa estaria muito mal no nosso trabalho e neste pequeno sítio do mundo onde vivemos se, com frequência, estivéssemos aqui a relatar casos de miséria extrema, ou outros que também suscitem imediatamente a comoção e a generosidade dos leitores.
Será, então, que isto quer dizer que já não há pobres cá por estes lados?
Não diremos mais por hoje. Voltaremos a este assunto em crónica futura. Concluímos com um mais do que devido Muito Obrigado, do fundo do coração, aos nossos queridos leitores que em nós confiam, e nos ajudam a cumprirmos a nossa missão de cuidarmos dos pobres que temos aqui e agora, tal como eles são.
Os nossos contactos (só para assuntos da Conferência e não para assuntos da administração do jornal)
Conferência de Paço de Sousa
A/C Jornal O Gaiato
4560-373 Paço de Sousa
Telem. 965464058
E-mail: carvalho.mendes@sapo.pt
O nosso NIB: 004513424003543534043
Américo Mendes