CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

ESTAMOS A CUIDAR BEM DE QUEM CUIDOU BEM DE NÓS? 

Como os nossos leitores regulares bem sabem, uma boa parte das pessoas de quem a nossa Conferência Vicentina cuida são pessoas idosas. Visitamo-las nas suas casas. Nalguns casos, providenciamos-lhes habitação, nomeadamente em casas do Património dos Pobres, quando isso é possível. Como aqui dissemos em crónica anterior, estamos actualmente envolvidos em obras de reparação e de melhoria de três dessas casas precisamente para pessoas idosas.

Também ajudamos numa das principais despesas dos idosos que é a que têm com medicamentos.

Sobretudo, procuramos estar atentos à situação deles naquilo em que pudermos ajudar e outros trazidos por nós também possam ajudar, já que boa parte destas pessoas ou não têm rectaguarda familiar que se veja, ou, se a têm, ela não ajuda muito.

Na semana que passou participamos numa iniciativa da CNIS - Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social, organização presidida por uma pessoa por quem temos uma enorme admiração, mais precisamente o Sr, Padre Lino Maia. Essa iniciativa foi sobre a apresentação dos resultados de um estudo feito por uma equipa da Universidade de Évora sobre as pessoas que vivem no que se costuma chamar "lares de idosos", ou que frequentam Centros de Dia. O estudo inquiriu uma amostra de 645 pessoas de todo o país, ao cuidado destas respostas sociais no caso em que elas pertencem a IPSS - Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Eis alguns resultados desse inquérito que vale a pena reter:

- a idade média das pessoas inquiridas é de 85 anos;

- a maioria é do sexo feminino;

- 82,8% das pessoas são solteiras, viúvas, ou divorciadas;

- 31,9% das pessoas não sabem ler, nem escrever;

- só 8,5% das pessoas inquiridas é que não têm nenhum problema de dependência;

- as três principais actividades da vida diária onde as pessoas idosas estão mais carentes de apoio são, por esta ordem, o convívio com amigos, o lavar-se e o andar;

- 99,5% das pessoas inquiridas têm algum problema de saúde, sendo que mais de dois terços têm mais do que uma doença identificada;

- mais de metade das pessoas inquiridas têm problemas de deterioração cognitiva.

Será que todos os que não são idosos ou que não cuidam de pessoas idosas têm bem a noção destas e doutras características deste grupo cada vez mais numeroso da população e a quem tanto todos devemos?

O que é preciso fazer para que todos os idosos vivam com dignidade é uma tarefa gigantesca na qual estamos todos a falhar e por muito.

É preciso que esta situação mude e depressa..

Os nossos contactos (só para assuntos da Conferência e não para assuntos da administração do jornal)

Conferência de Paço de Sousa

A/C Jornal O Gaiato

4560-373 Paço de Sousa

Telem. 965464058

E-mail: carvalho.mendes@sapo.pt

O nosso NIB: 004513424003543534043 (só para donativos para a Conferência e não para a Casa do Gaiato).

Américo Mendes