
CALVÁRIO - VOZ AOS DOENTES
Os nossos voluntários têm vindo a diversificar as actividades terapêuticas connosco, membros do Calvário. A cada segunda-feira da semana vêm a meio da tarde para aqui desenvolver com todos nós um projecto de bio dança. Sempre com uma música escolhida e um tema associado, conseguem que cada um, apesar das nossas limitações próprias e permanentes, consiga dar o melhor de si. Um movimento, um sorriso, um encontro, uma delicadeza. É bom ver fazer o bem e fazê-lo com bondade e desprendimento. Com o apoio das auxiliares, todos os critérios de acompanhamento estão assegurados: movimentação nas cadeiras de rodas dos mais dependentes, atenção aos sinais de cansaço, hidratação, etc.. É um tempo de envolvência e recreio na melhor acepção do termo: recriar — vidas, memórias, sentimentos, sonhos e desejos. Nós, os membros do Calvário, agradecemos-lhes com o nosso carinho habitual e perguntamos sempre:
— Para a semana há mais? Virão?
Em algum outro momento e também pela mão do voluntariado com o apoio da técnica de fisioterapia temos ido às termas, uma actividade muito apreciada por todos nós. Exigente, dispendiosa, mas extraordinária pelos resultados de saúde e paz social que nos traz.
Recentemente tem vindo até nós uma enfermeira aposentada que se dispõe às terças-feiras a passar o dia com os membros do Calvário no acompanhamento das suas necessidades básicas. Uma presença alegre e eficiente.
As quartas-feiras de tarde são de múltiplas e diversificadas actividades: pintura, desenho, música, jogos, reciclagem. Também nesta tarde sentimos o apoio e a supervisão de muitos.
Aguardamos que às quintas-feiras, de tarde, se reorganize a pequena orquestra que em tempos já existiu no nosso Calvário. Gostamos muito de música e se tocada por nós, ainda melhor.
Aos sábados, sempre aparece cá em Casa alguém para uma visita, para possibilitar, aos membros do Calvário, um passeio pela Casa e pelos bosques. O calor vai trazer certamente outras dinâmicas, em que poderemos desenvolver outras competências, que já têm sido testadas noutras ocasiões e com outros amigos, também no apoio a alguns de nós nos cuidados de higiene pessoal: barbas, banhos, passeios.
Temos amigos que nos visitam com regularidade fiel e apoiam os nossos Padres nalguma viagem à cidade de Paredes para tratar de assuntos no banco ou no registo civil. Consta-se que tomam café no Cristo Rei. Gostaríamos de com eles retomar uma actividade singular: apresentar, acompanhar o visionamento e comentar algum filme ou documentário televisivo de que possamos beneficiar. O conhecimento e a distracção são bons. Nós agradecemos.
Ainda nos falta dar forma final e maior profundidade a todo este envolvimento de actividades.
Gostaríamos de ter um atelier de jardinagem, de reciclagem e de cerâmica. Vamos pedir ao Senhor Director que encontre alguém que os possa dinamizar. Nós somos doentes, mas não queremos ser inválidos. Queremos manter o carisma e o carácter do nosso CALVÁRIO.
Visitem-nos.
Esmeralda