CALVÁRIO

No passado dia 8 de Setembro, segunda-feira, festa da Natividade de Nossa Senhora, juntámos a essa celebração eucarística os aniversários da Ernestina, que fez 58 anos, e da D. Esmeralda, que soprou 101 velas. Fomos à capela dar graças a Deus pela vida de ambas e pela missão que continuam a ter em casa. Nas suas debilidades animam a comunidade com os seus ritmos e gestos. Há pequenos nadas que fazem a diferença: o estado de saúde de uma doente internada, no caso a Deolinda, deixa a Tina preocupada e um pouco mais sozinha, porque falta alguém — Quando volta, pergunta? Ou o sorriso da D. Esmeralda sempre que lhe perguntam pelo segredo da longevidade, e repete incansavelmente — A árvore da paciência que plantei há muitos anos! Cantámos os parabéns; partimos o bolo; abrimos um espumante dulcíssimo; tiveram as suas visitas amigas e alguma prenda. Basta a pobreza vivida em caridade para se ser feliz!

Entretanto anunciamos aqui o programa da celebração do aniversário centenário do Padre Telmo Ferraz. No dia 25 de Novembro próximo e juntamente com a Adelaide, que faz anos no mesmo dia, o Padre Telmo participará na eucaristia aqui no Calvário que será presidida pelo Senhor D. Roberto Mariz, Bispo auxiliar da Diocese do Porto e com missão de acompanhar a Obra da Rua. Será às 12h00 seguida de almoço com os doentes e familiares próximos.

Nesse mesmo dia, pelas 19h00, na Quinta das Arcas, em Sobrado — Valongo, haverá um jantar de homenagem oferecido pelos anfitriões ao "menino de Bruçó" que abraçou Angola na largueza da Barragem de Cambambe e da Casa do Gaiato. Para participar nesse momento será necessária uma inscrição que pode ser feita no Calvário, ou pelos seguintes contactos: pe.alfredo@gmail.com; 255 776 178; 936 685 721.

Cada participante poderá fazer a sua oferta, por essa ocasião, sendo que o destino dessa angariação de fundos reverterá para a Casa Daniel — Calvário de Malanje, o lar de acolhimento para crianças com deficiência que está a ser projectado para a Aldeia do Gaiato, que Padre Telmo fundou em 1964. Pode fazer-se presencialmente ou por transferência bancária (PT50 0010 0000 0158 2730 00167). As inscrições são limitadas à capacidade do espaço, por isso a marcação é indispensável e terá de ser feita até ao dia 4 de Novembro.

Presidirá a esse momento o Senhor D. Nuno Almeida, Bispo da Diocese de Bragança, onde foi ordenado o Senhor Padre Telmo.

Padre José Alfredo