CALVÁRIO

No próximo dia 29 de Junho, SOLENIDADE DOS APÓSTOLOS PEDRO E PAULO, o Padre Telmo (1951) e o Padre Baptista (1954) celebram mais um aniversário de ordenação presbiteral. O primeiro ordenado na Diocese de Bragança pelo Bispo D. Abílio das Neves e o segundo no Patriarcado de Lisboa pelo Cardeal Cerejeira. Daremos graças a Deus pela vida e vocação de cada um deles na eucaristia das 10h00 em Beire — Capela Espigueiro. Duas colunas na Obra da Rua que continuam a inspirar centenas de pessoas, quer pelo seu coerente testemunho de vida quer pelos seus escritos, que cortam o silêncio e a contemplação a que se votaram, livre e conscientemente, depois de larga e longa dedicação pastoral aos pobres, rapazes e doentes.

A pastoral das vocações, que procuramos levar a cabo na Obra do Padre Américo, agradece estes testemunhos de vida ministerial absolutamente generosos, porque pobres, mas que enriqueceram a muitos, imitando o seu mestre de sempre e de cada hora:

Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se tornou pobre por vossa causa, para que fosseis enriquecidos por sua pobreza. 2 Carta aos Coríntios 8,9.

De tarde pelas 15h00 e no edifício renovado faremos a apresentação do novo livro do Padre Telmo com as suas memórias de pároco de aldeia, um tempo feliz e de muitas esperanças, logo concretizadas na caridade que alicerçou e sustenta a sua longa vida sacerdotal e missionária.

Gostaríamos que o Padre Baptista aceitasse fazer-nos uma visita e pudesse estar connosco neste dia de acção de graças. Seria uma graça jubilar. Há muitos amigos e antigos voluntários do Calvário que gostariam de o rever e revisitar!

Temos connosco no Calvário o Jorge Domingos, rapaz de Benguela que veio para continuar os seus estudos em Portugal. Fez o ano zero no ISCAP e agora espera matricular-se definitivamente em contabilidade e gestão. A Casa tem apoiado os seus estudos nas propinas, transportes, alojamento e alimentação. Ele vai apoiando a Casa no acompanhamento dos doentes e em algum trabalho agrícola. Pensando no próximo ano gostaríamos de criar uma bolsa de estudo para ele. Aceitaríamos a ajuda dos nossos leitores e amigos, que já tem acontecido de forma pontual, para que o seu percurso académico fosse mais consistente. Fez a inscrição na segurança social e no serviço nacional de saúde. Aguarda uma chamada da AIMA para prolongar o seu visto de residência entre nós. Obrigado.

Padre José Alfredo