CALVÁRIO

Aproveitando a presença de voluntários amigos, fomos de visita ao Santuário de Fátima no passado dia 14 de Fevereiro. Na véspera a Irmã Laíde tinha celebrado mais um aniversário da sua consagração religiosa. Levámos as senhoras doentes, as que ainda caminham pelo seu pé e as que estão dependentes de uma cadeira de rodas. Só não foi a Fatinha, que tinha um exame, a Deolinda recuperar de uma queda e a D. Joaquina. Mas foi a D. Esmeralda, que acolhemos recentemente, a Adelaide, a Luisinha e todas as outras.

A preparação foi simples. Um telefonema para os Carmelitas que nos acolheram para almoçar e para a celebração eucarística e a disponibilidade dos nossos transportes. Connosco foram duas colaboradoras. A alegria estava presente já no pequeno almoço e no sorriso incontido da Luisinha.

Na viagem fizemos uma paragem técnica no Pombal e chegados ao Santuário fomos rezar o terço na Capelinha das Aparições. De tarde ainda visitamos os túmulos dos Santos Francisco e Jacinta Marto e de Lúcia, que repousam na Basílica do Rosário. Ainda houve tempo para comprar alguma lembrança.

A viagem foi feita no carro adaptado ao transporte de doentes não urgentes, que amigos do Calvário nos ofereceram.

No dia 15 eu e o Padre Telmo ligamos aos Padres Abel e Moura que cumpriam 50 anos de vida sacerdotal intensa, alguns deles ao serviço da Obra da Rua. A bondade agradecida que sentimos do outro lado da chamada é contagiante.

Na terça-feira, dia 18, estiveram no Calvário os Padres Rafael e Fernando que vieram de Setúbal para a reunião sacerdotal da Obra da Rua, que acontece todos os meses. Esta última teve lugar em Paço de Sousa. O Padre Rafael ficou connosco um par de dias e daqui viajou até Saragoça e de lá regressa dia 28 a Malanje. Falou-nos dos projectos na área da educação e saúde que o entusiasmam nesta hora dificílima para Angola, com pouco investimento público e privado. Vieram visitá-lo alguns amigos da Obra e saber dos apoios que precisa. Deus inspira e fornece os apoios.

Sexta feira, dia 21, às 21:30h, no Auditório D. Vitorino Soares na Paróquia de Castelões de Cepeda de Paredes, a Pastoral da Saúde da Diocese do Porto convocou um encontro, em que participamos, para anunciar a celebração Jubilar dos Doentes que será dia 14 de Junho no Pavilhão multiusos de Gondomar. Prestaram-se todas as informações necessárias e sublinhou-se o carácter profético dos doentes na actual missão da Igreja. Contamos organizar a nossa peregrinação a partir do Calvário e juntarmo-nos à peregrinação diocesana.

Por último, recordar que dia 5 de Março começa o tempo da quaresma. Nós vamos celebrar as cinzas às 15:00h e no novo edifício, junto da Carvalha Secular, uma parábola cheia de significado para o nosso quotidiano. Os nossos amigos de sempre podem aparecer e celebrar connosco.

Padre José Alfredo