
CALVÁRIO
No passado dia 18 de Junho realizou-se o concerto solidário com a Banda do Exército – Destacamento do Porto, os Galandum Galundaina, o Coro da Sé Catedral de Aveiro e os Pauliteiros de Picote. Fomos recebidos pelo Padre Sousa Alves e os Jovens Renascer no auditório do Mosteiro de São Salvador de Paço de Sousa. A casa estava cheia de amigos para comemorar o início das celebrações dos 100 anos do Padre Telmo Ferraz; o 71.º aniversário do Calvário; e o anúncio do projecto de construção de um Lar de Acolhimento no Gaiato de Malanje para crianças com deficiências físicas e psíquicas, vítimas de má nutrição, e que são rejeitadas pelos pais. Uma realização pastoral de âmbito profundo quer no acompanhamento das crianças necessitadas quer no derrubar dos preconceitos antropológicos e mágico-religiosos que impedem a aceitação e acolhimento destes seres humanos na comunidade de origem.
O espectáculo teve uma receita directa de 11.000 euros, fruto de donativos generosos, e algumas despesas com deslocações dos músicos, som e refeição.
Um doador já tinha oferecido para o projecto 10.000 euros e contaremos com o apoio da Irmandade dos Clérigos para custear o levantamento de arquitectura e especialidades que faremos a partir de Portugal. Um trabalho que esperamos iniciar brevemente, logo que o Padre Rafael nos envie o levantamento topográfico do local de implantação do edifício.
Também no dia 29 de Junho celebrámos os aniversários de ordenação sacerdotal do Padre Baptista e do Padre Telmo, com a celebração eucarística, e fizemos a apresentação do seu último escrito de memórias: Fui pároco de aldeia. Relata os primeiros passos pastorais nas paróquias de Genísio, Vilar Seco e Picote, do Planalto Transmontano. Experiências que lhe moldaram o carácter sacerdotal para sempre e fizeram dele um homem cheio do espírito de Deus e da caridade cristã mais eloquente, porque atenta aos outros e às suas necessidades.
A todos os que participaram nestas actividades deixamos aqui no jornal o nosso agradecimento pelas ofertas, pela presença, pela ajuda e pelo ânimo para que darmos continuidade a estas e outras iniciativas que dizem o Calvário na sua essência e a realização histórica actual.
Padre José Alfredo