
BENGUELA - VINDE VER!
Sonhamos juntos
Já se ouvem gritos de alegria desde o escritório da casa-mãe. É o garoto que mergulhado na alegria de ter visto os seus resultados escolares positivos, não se quer calar, nem abrandar a vibração dos seus gestos emotivos. Cada vez mais alto desata a voz, todos devem ouvir a sua mensagem de vitória: aprovei, aprovei. Oiço tudo em silêncio e em silêncio permaneço para permitir que o pequeno herói entre em palco e dê o seu máximo neste palco da vida. Qual actor social realizando o seu papel no meio de uma plateia que entrou no seu espectáculo sem comprar convites para o assistir em grande estilo? À distância aplaudo a atitude do rapaz. Se trabalha, e me parece que sim, então merece o seu prémio. E porque antes de qualquer aprovação externa, é ele próprio que avança determinante e atribui-se um presente maior, aquele que nenhum outro lhe pode dar. A alegria que vem do coração. Ao ser verdadeira, ninguém lha pode tirar, e ao ser aparente ninguém lha pode oferecer. Os resultados escolares no geral me parecem ser animadores. As classes de exame neste momento andam a realizar as últimas provas. A festa é já no dia dezasseis de Julho. Os finalistas do 6º e do 9º ano vão receber as suas faixas por terem terminado o ciclo. Dois do grupo dos finalistas do ensino médio tentaram ingressar na força aérea, ainda não sabemos os resultados dos testes. No passado também tivemos algumas tendências para o ramo militar. Mas para estes organismos sempre faltam requisitos para o apuramento. A um faltava peso suficiente. O rapaz não engorda de um dia para o outro. O segundo faltava-lhe altura. E agora? O crescimento obedece fases bem definidas conforme a configuração e natureza de cada organismo em desenvolvimento. A ver vamos caminhar com entusiasmo, há-de aparecer outro posto para os requisitos e competências que tem o rapaz desenvolvidas. Já ouvi também um e outro falar em universidade para seguir estudos superiores. É bom sonhar. Melhor do que sonhar é realizar o sonho e é maravilhoso ter ao teu lado quem te ajuda a fazer acontecer o teu projecto de vida.
No meio de tantas preocupações de vária ordem, chegou ao nosso conhecimento uma proposta de um projecto de desenvolvimento agro-pecuário da empresa M.C.A.T Agro que deseja implementar sistemas de produção vegetal e animal. Estamos a estudar o referido projecto pois implica custos mensais consideráveis pela colaboração que pretendem prestar. Vamos mais uma vez juntos buscar o bem-estar das crianças e pobres abandonados. O projecto contempla uma parte interessante que é a componente educativa dos rapazes na agropecuária para que no futuro sejam eles próprios a conduzir os trabalhos de cultivo. Deixo estas notas aos nossos leitores, amigos e benfeitores, para que partilhando projectos e sonhos possamos realizá-los juntos. Bem-haja!
A conclusão é de Pai Américo, «Nós respeitamos absolutamente a liberdade de pensar e de dizer, inata na pessoa. Os rapazes podem dar as suas opiniões. É precisamente por isso que nós temos mais facilidades em conhecer, probabilidades em corrigir, maneiras de orientar. […] A liberdade é o maior [dom espiritual]. Deus cria o homem livre e respeita-lhe a liberdade. Chama feliz àquele que pode fazer o mal e não o faz; ao que pode transgredir e não transgride. Isto é: livre e libertino são palavras antagónicas. […] Eis a nossa escola "risonha e franca".»
Padre Quim