BENGUELA
DESPORTO - Continuam paralisadas as actividades desportivas na nossa província, esperando dias melhores quanto à situação da pandemia. Assim, encontrarmo-nos ocupados internamente quanto ao desporto, temos feito futebol de salão, apostas entre adeptos do Barcelona e do Real Madrid ou também da Juventus e para os nossos pequenos também o Pedro João (Yeyo) tem organizado campeonato de salão para esses grupos uma vez que ele é o responsável deles. Também temos o matraquilho que tem ajudado na ocupação dos nossos rapazes nesta fase sem aulas.
TRABALHOS - Com muitas dedicações e muitas vezes com muita paciência os nossos rapazes têm dado respostas positivas quanto à ocupação diária na sua actividade. Pensamos nós que cada rapaz tem procurado amadurecer com o trabalho sendo ele a base da sustentabilidade do homem.
Assim, o grupo dos mais pequenos continuam a cuidar do quintal varrendo e apanhando o lixo, o grupo das enxadas vão limpando todo o capim que aparecem na aldeia, outros ainda vão dando o seu contributo no campo agrícola ajudando nas plantações da banana, melancia entre outros produtos.
OFICINAS - Ainda continuam fracas, quanto aos trabalhos das obras nas nossas oficinas. Mas o nosso Marcolino que é actualmente o responsável pela serralharia não tem deixado que a sua rapaziada fique sem trabalho, tem dado sempre algo para ser feito, porque os rapazes sabem que o trabalho é saudável.
Quanto à área da carpintaria também alguma fraqueza por falta de obras, mas os mestres têm sabido ocupar os rapazes com alguns trabalhos internos tais como: na mudança de redes nas camaratas, refeitório, casas de banho, arranjos dos armários, mudanças das fechaduras, entre outros trabalhos que vão aparecendo.
Na pintura também pouco nada se faz com grandes obras, mas vão dando alguns arranjos em vários sectores das camaratas, caiar as árvores e os passeios entre outros trabalhos que vão aparecendo.
ESCOLA - Enquanto não começam as aulas, continuamos com a vida normal que é os estudos. Porque preocupa-nos muito as classes iniciais que é base da aprendizagem de uma pessoa que quer triunfar na vida. Os nossos rapazes da 3ª classe deste ano é o grupo mais fraco, por isso a importância do estudo para estes. A nossa amiga professora Cressinda tem estado com este grupo e alguns estão a progredir pela positiva, outros lentamente vão dando passo importante para o seu aprendizar. Pensamos que está a ser positivo está ocupação.
AGRICULTURA - Hoje é graças aos nossos campos que as nossas refeições têm sido dos produtos vindos dos nossos campos. Como a nossa sopa é feita de abóboras, couves que são produtos dos nossos campos. O próprio tomate, a cebola, a cenoura, as alfaces tudo isto é produzido no nosso campo. As nossas sobremesas também são produto vindo do nosso campo como a banana, a melancia e o próprio melão. Sem falarmos do lanche que também são produtos vindos dos nossos campos agrícolas como o milho e a banana.
Assim ainda temos batata-doce espalhada por todo lado do campo, e quando chegar a altura da colheita é mais outro produto vindo do nosso campo que vai nos ajudar nas compras de comidas uma vez que nesta altura a cesta básica está muito cara.
César Daniel "Mará"