BENGUELA
DESPORTO - Devido à pandemia (covid-19), que ainda está a assolar o mundo e em particular o nosso país e agora de modo especial a nossa província com os cinco casos positivos já confirmados. Isto trouxe uma paralisação a nível da província em termos de competições desportivas em todos os seus níveis.
No dia 14 do corrente mês recebemos uma visita de uma comissão desportiva, mas na área do andebol, que foi chefiada pelo seu presidente recentemente, eleito com sua comissão administrativa, com objectivo de criar uma parceria com a nossa Casa nos ramos do andebol. Eles visitaram o nosso campo e gostaram e dentro dos seus projectos ficou acordado que eles poderão contar connosco quanto à formação de andebol para os nossos rapazes na descoberta de novos talentos e na formação de árbitros na área de andebol. Acreditamos nós, que é uma mais-valia para a nossa Casa porque o desporto ocupa um lugar específico. Oxalá que os nossos rapazes tirem proveito dela.
TRABALHOS - Continuam as aulas paradas, mas a nossa vida não pode estar parada, enquanto isto, continuamos a ocupar os nossos rapazes com os diversos deveres de casa, desde os mais pequenos até aos mais velhos.
Os mais pequenos continuam a cuidar da higiene da Casa, os médios ocupam-se com os trabalhos de tirar o capim que vai crescendo por aí e outros vão dando a sua ajuda no campo na plantação da banana, melancia, outros, ainda, vão preparando o terrenos cavando buracos para a plantação da banana e os mais velhos ocupam-se nas oficinas para a sua preparação profissional.
OFICINAS - As nossas oficinas continuam a ser umas das portas de saída para os nossos rapazes, quanto à formação profissional. Por isso, é que não deve estar fechada nem os rapazes que lá se encontram não devem ficar nas oficinas sem fazerem nada. É verdade que ainda continuamos sem grandes projectos de trabalhos para as nossas oficinas, mas têm trabalhos mais simples para se ocupar.
ESCOLA - As aulas continuam a estar paradas esperando até que a pandemia deia um sinal de que tudo esteja pronto para o arranque das aulas. Enquanto isso não acontece continuamos com o mesmo programa de estudos, para que os nossos rapazes não percam os ritmos escolares visto que alguns estão muito atrasados.
VACARIA - A vacaria é um sector muito especial na nossa Casa, é um sector que quase todos gostam de lá visitar por causa da sua dinâmica de vida, uns vão para ver os porcos, saber quantos porcos temos, quantos já nasceram, outros vão ver as vacas e saber quantos litros por dia cada vaca pode dar e ainda outros vão ver as ovelhas e os cabritos. Os rapazes que lá trabalham estão sempre dispostos e empenhados nos deveres do próprio sector.
César Daniel "Mará"
A NATUREZA DAS CORES - Como dizia o nosso Pai Américo: "A alma recebe, a memória guarda e o Coração sente".
Assim também acontece nas cores da natureza , ajudando a modificar o estado de espírito das pessoas, das comunidades e a dar novas formas de expansão de consciência . A cor é vida, representa o desejo da harmonia, compaixão pela vida em geral. A cor é mágica, funciona como remédio, ela é terapêutica, cura e altera o temperamento, atrai o que você quer, afasta o que não quer.
Cores são naves espaciais que te levam sei lá aonde, muito além, dão mais energia, vibração, juventude e beleza.
A luz é a presença do espírito e do Divino. Luz só se manifesta através da cor, cor é luz, pessoas têm luz própria você pode identificá-las como elas são identificadas no espaço cósmico. Observe uma pessoa qualquer, veja seu jeito de agir, veja a energia, a vibração que emana dele(a).
Você é uma aglutinação de partículas de luz branca, condensadas na cor da sua característica predominante. Qualquer coisa sem cor é invísivel, a cor dá visibilidade faz acontecer, tem energia e poder.
Nenhum ser consegue ser perfeito, mas aquilo que ele faz, pode ser.
A vida é um bem maior e tudo devemos fazer para preserva-lá, em situação de calamidade pública pela covid-19 sars-cov-2 as medidas de distanciamento físico são importantes para tua protecção, principalmente em locais com aglomerado de pessoas. Juntos na luta contra a covid-19.
Celestino Eduardo (Calábria)