BENGUELA

DESPORTO - A festa de Pai Américo tem sido um reencontro especial entre as famílias dos novos e antigos gaiatos, assim tem sido todos os anos. Mas este ano não foi diferente, apesar de estarmos assolados pela pandemia, de uma forma mais cuidada e respeitando as regras das bio-seguranças como o lavar as mãos, o distanciamento, entre outras, conseguimos realizar a nossa festa. Na quinta-feira do dia 16, tivemos a presença do Senhor Bispo que celebrou a missa connosco a partir das 18:00 horas e depois tivemos o jantar com ele.

Quanto às actividades desportivas foram realizadas todas no sábado, excepto o torneio de salão como tem sido habitual. Acreditamos que todos gostaram, já que para alguns rapazes é a sua primeira festa de Pai Américo. Assim tivemos como: Torneio de futebol de salão entre as camaratas que foi vencida pela casa 1 de baixo, os chefes classificaram-se para o segundo lugar, tivemos corrida de patins, dividido em quatro grupos, temos corrida de saco, matraquilho, vestir roupa, jogo de bolachas, banana e a corrida de arco. Os nossos rapazes participaram activamente, especialmente os nossos «Batatinhas». Infelizmente não houve a famosa corrida de bicicleta porque as que tínhamos acabaram por se estragar.

TRABALHOS - Com as aulas paralisadas, devido à pandemia (covid-19), estamos agora concentrados para a ocupação dos rapazes. Marcando os sectores de trabalho para cada, começando pelos mais pequenos («Batatinhas») ou chamados grupos da vassoura, que se ocupam no limpar ou varrer e apanhar o lixo do quintal, para manter a Casa sempre limpa, temos os grupos das limpezas (camaratas, refeitório, casa-de-banho), temos o outro grupo das enxadas que vão limpando o capim que aparece pelo quintal, temos agora com mais tempo de trabalho o grupo do jardim, que vão dando uma nova imagem à Casa, temos o grupo da poda, temos ainda outros rapazes que vão cuidando dos animais e, por fim, os mais crescidinhos encontram-se nas oficinas para aprenderem algum ofício.

OFICINAS - As nossas oficinas têm sido um dos sectores importante para a preparação e formação profissional dos nossos rapazes. Cada rapaz que ali se encontra tem como objectivo aprender alguma profissão para que amanhã saber sobreviver. Isto é do conhecimento deles, é verdade que neste momento as nossas oficinas não têm tido grandes trabalhos, mas há sempre alguma coisa para se fazer.

ESCOLA - Com as aulas paralisadas devido a pandemia (covid-19), temos tido o programa de estudo para as classes iniciais até à 9ª classe. O horário de estudo é das 10:00 às 11:30 horas, no período da manhã. Assim os da 1ª e 2ª classe são acompanhados pelas nossas manas das Irmãs Cooperadoras, os da 3ª e 4ª classe são acompanhados pela nossa amiga professora Cresinda, uma vez que ela já se encontra em reforma, tem tido muita paciência para com a aprendizagem dos nossos rapazes, aliás os rapazes gostam dela e da sua maneira de ensinar. E as outras classes são acompanhadas pelos respectivos responsáveis que foram indicados desde o princípio do ano académico.

VACARIA - Hoje os nossos rapazes têm dado um contributo muito importante nos trabalhos da vacaria. Assim o nosso Cavela assumiu algumas responsabilidades do mesmo sector para ajudar a nossa mamã Paulina, quanto à venda do leite e ao controlo da própria higiene dos porcos, das vacas e ovelhas, e agora pensamos em criar patos e cabritos. Outros rapazes também têm-se empenhado muito com os trabalhos da vacaria para que este lugar ande sempre limpo e que também as vacas produzam mais leite para o nosso consumo e para vendermos para nos ajudar com o pagamento dos nossos trabalhadores.

César Daniel «Mará»